segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

USS Doris Miller (CVN-81), novo super porta-aviões é nomeado



O Secretário da Marinha dos Estados Unidos, Thomas B. Modly, nomeará hoje o futuro super porta-aviões da Classe Gerald R. Ford, em uma cerimônia na Base Naval de Pearl Harbor, Hawaii.

O homenageado será o Taifeiro de Segunda Classe e herói da Segunda Guerra Mundial, Doris Miller,

"Ao selecionar esse nome, prestamos uma homenagem a todos os marinheiros, do passado e do presente, homens e mulheres, de todas as raças, religiões e origens," disse o Secretário Thomas B. Modly.

Este será o segundo navio nomeado em homenagem a Miller, o primeiro porta-aviões homenageando um afro-americano e o primeiro a ser nomeado em homenagem a um marinheiro alistado.

Taifeiro de 2ª Classe Doris Miller
Na manhã de 7 de dezembro de 1941 Miller estava recolhendo roupas de cama no encouraçado USS West Virginia (BB-48) em Pearl Harbor, quando o ataque das forças japonesas começou. 

Quando soou o alarme de guarnecer postos, dirigiu-se à sua estação de batalha - um paiol de munições para baterias antiaéreas - apenas para descobrir que a explosão de um torpedo havia destruído o paiol. Miller foi enviado à ponte de comando para ajudar o comandante do navio, o Capitão de Mar e Guerra Mervyn S. Bennion, que estava mortalmente ferido.

O Comandante Bennion, entretanto, recusou-se a ser removido da ponte de comando (ele continuou a comandar as ações do navio, mas faleceu em seguida. Por sua valentia em combate o Comandante Bennion recebeu, postumamente, a Medalha de Honra do Congresso, a maior condecoração militar americana).  

Diante da recusa do seu Comandante em ser removido, Miller operou uma metralhadora antiaérea Browning de calibre 50 que estava próxima, atirando até ficar sem munição. É importante notar que o taifeiro Miller nunca havia recebido treinamento para operar este armamento.

Miller, em seguida, ajudou a remover muitos outros marinheiros feridos quando foi dada a ordem de abandonar o navio, em perigo de naufrágio devido a seus próprios incêndios e ao óleo em chamas na água ao seu redor, proveniente do encouraçado USS Arizona (BB-33), que havia explodido. 

No total, o USS West Virginia  foi atingido por sete torpedos lançados pelos aviões japoneses e perdeu 150 membros de sua tripulação de 1.500 pessoas. O navio, entretanto, voltou a flutuar após reparos provisórios, foi colocado em dique seco e totalmente recuperado, continuando a lutar na Guerra do Pacífico, tendo participado em todas as batalhas importantes do conflito. Foi dado baixa do serviço ativo em 1947.

Doris Miller foi interpretado pelo ator Cuba Godding Jr no premiado filme "Pearl Harbor" de 2001, que teve Ben Affleck e Josh Hartnett nos papéis principais.

As ações de Miller durante o ataque renderam a ele uma citação do então secretário da Marinha Frank Knox e a medalha Navy Cross, a segunda maior condecoração naval, que lhe foram apresentados pessoalmente pelo almirante Chester Nimitz, comandante da frota do Pacífico dos EUA, na época.

Almirante Chester Nimitz entrega a Navy Cross a Doris Miller
"Doris Miller defendeu tudo o que é bom em nossa nação e sua história merece ser lembrada e repetida onde quer que nossos tripulantes estejam hoje", disse Modly. 

Em 1943, Miller morreu a bordo do porta-aviões USS Liscome Bay (CVE  56) quando o navio foi atingido por um torpedo e afundou no Butaritari Atoll, nas Ilhas Gilbert.

O USS Doris Miller, quarto navio da Classe Ford, terá sua construção iniciada em 2023 e deverá entrar em serviço na Marinha dos Estados Unidos em 2028.

Porta-avião da Classe Gerald R. Ford
O futuro USS Doris Miller e outros porta-aviões  da classe Ford serão o principal meio avançado da Marinha dos Estados Unidos em resposta a crises e ajuda humanitária, além do poder de ataque decisivo nas principais operações de combate. O porta-aviões e seu o grupo de ataque fornecerão presença direta, resposta rápida, resistência e capacidade de ação em várias missões ao longo de sua vida útil de 50 anos.

Fonte: Departamento de Defesa dos EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário