segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Estrada da Graciosa: percorrendo o caminho antigo para o litoral

Portal da Estrada da Graciosa, na BR-116
Estrada da Graciosa, como é conhecida a Rodovia PR-410, é uma estrada que utiliza a antiga rota dos tropeiros em direção ao litoral do Paraná, interligando o município de Quatro Barras (Região Metropolitana de Curitiba) às cidades de Antonina e Morretes.

Os primeiros registros sobre a pioneira Trilha da Graciosa datam do início do século 18. A construção da Estrada da Graciosa teve início em meados do século 19, após a criação da Província do Paraná em 1853 — desmembrada da Província de São Paulo — e foi concluída em 1873.

Em 1946, depois de mais de 70 anos de uso, a Estrada da Graciosa já não atendia a demanda de transporte para o porto de Paranaguá. As obras da BR-277, que a substituiu, só tiveram início em 1950 e sua inauguração — ainda com pista simples — em abril de 1968.

A estrada atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, marcado pela mata tropical e pelos belos riachos que nascem na Serra do Mar. Em 1993, parte do trecho da Serra foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Na região, existem dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.

Conheci a Estrada da Graciosa em 2006, logo após meu regresso ao Brasil. Depois disto, esta estrada sempre esteve presente em vários passeios de motocicleta.

Mas até aonde eu conhecia, a Graciosa começava no Portal junto à BR-116. Recentemente ouvi de um amigo sobre a parte antiga da Estrada da Graciosa, iniciando em Quatro Barras e que está muito bem preservada.

Neste domingo, com um tempo ensolarado, resolvi conhecer a parte histórica desta mais que centenária estrada.
Trecho original da Estrada da Graciosa, que percorri neste passeio.
Fiz o percurso já conhecido, seguindo pela BR-116 até o Portal e seguindo até o Mirante Engenheiro Lacerda.


Do Mirante se tem um vista muito bonita da Baía de Paranaguá e das
cidades de Antonina e Paranaguá.
No regresso, então, segui a rota pelo trecho da antiga estrada. Vejam algumas fotos que fiz:





A estrada está asfaltada, mas trechos históricos são mantidos em paralelepípedos.


A estrada é muito bem sinalizada e está em excelente estado de conservação.


O início da antiga Estrada da Graciosa, em Quatro Barras:



Foi um passeio muito agradável. Recomendo.

Um comentário:

  1. Boa Tarde Wilson.

    Me Chamo Rodrigo e acompanho seu blog há alguns anos, mais precisamente desde 2014 quando comprei minha HD e comecei a procurar por informações na internet.
    Passei pela parte antiga da Estrada da Graciosa no ano passado, em setembro quando voltei do HOG Rally em Foz do Iguaçu e aproveitei a viagem para conhecer as serras paranaenses e catarinenses.
    Voltando de Florianópolis a ideia era descer pela BR277 até Morretes e então subir a graciosa, mas em determinado momento, seguindo as placas, entramos para a Estrada da Graciosa e passamos por onde você acabou de mostrar, na antiga estrada da Graciosa até chegarmos ao trecho mais conhecido da estrada e então descermos a famosa serra.
    Esse trecho antigo é tão bonito que minha esposa filmou todo o trajeto imaginando ser este o trecho mais conhecido, e só lá na frente descobrimos que ainda tinha muita estrada bonita pela frente.
    Resultado, não tirei a “obrigatória” foto no portal da graciosa, mas conheci um trecho que a maioria acaba ignorando.

    Abraço
    Rodrigo Chaves
    Brasília - DF

    ResponderExcluir