Marca
alerta que o uso correto da embreagem garante a durabilidade prevista no manual
do proprietário, o bom funcionamento do sistema e a segurança ao rodar
Um dos
principais mecanismos das motocicletas Harley-Davidson é o conjunto de
embreagem, que em sua função mais básica, acopla e desacopla o câmbio ao motor,
sendo um sistema mecânico básico e essencial. As motos da marca norte-americana
são únicas e contam com singularidades técnicas, já que o conjunto da
embreagem, na grande maioria das motocicletas H-D, localiza-se no compartimento
primário, separado do motor e do câmbio, e a conexão ao motor é feita por meio
de corrente.
As
motocicletas Harley-Davidson contam com embreagens hidráulicas que utilizam o
fluído DOT 4, desenvolvido especialmente para as necessidades técnicas e
mecânicas desse sistema, e dos freios, em todos os modelos. A marca reforça que
diversos mecanismos sofrem desgaste natural com o tempo e com a utilização, e
deverão ser substituídos no momento correto, porém, a adoção de cuidados na
hora da pilotagem garante a vida útil prevista.
A H-DB,
visando sempre divulgar as melhores práticas do motociclismo seguro e para
manter acesa a chama de união e amizade que só uma marca única e de 115 anos de
existência possui, alerta para alguns erros que podem dar dor de cabeça aos
proprietários, diminuir a vida útil e comprometer diversos sistemas da motocicleta.
As peças
que sofrem mais desgaste são, normalmente, os discos e os chamados separadores,
que trabalham em aderência constante quando são acoplados, por meio do óleo
lubrificante. Os processos de deterioração podem acontecer por vícios de
pilotagem como, por exemplo, o uso incorreto do manete de embreagem em
arrancadas bruscas, manter a embreagem acionada por longos períodos durante as
paradas com a motocicleta engatada ou conduzir e parar em aclives íngremes, o
que superaquece o sistema e diminui a fricção. Também são fatores deteriorantes
o uso de óleos lubrificantes com especificações técnicas inadequadas para as
motos H-D ou excesso de temperatura.
Os sintomas
iniciais podem ser percebidos com a perda de tração durante o acoplamento do
conjunto de embreagem, ou seja, que o sistema não transmita a rotação do motor
ao câmbio e, consequentemente, a tração não será transferida de forma adequada
à roda traseira. A perda de força ou o não desenvolvimento da motocicleta ao
acelerar também são sinais de desgaste, além da dificuldade na troca de
marchas, principalmente nas primeiras.
Para a
manutenção dos sistemas hidráulicos de embreagem são utilizadas técnicas
similares às da manutenção do sistema de freio, já que o fluído deve ser
inspecionado em relação ao nível do reservatório e a substituição deve
acontecer a cada dois anos. Para os sistemas mecânicos, a manutenção inclui,
também, a lubrificação do cabo de acionamento e ajuste do parafuso de
regulagem, de acordo com a folga especificada no manual de serviço da H-D. Em
ambos os casos, é necessária a substituição do óleo de todo o conjunto primário
a cada 16 mil quilômetros.
Mesmo que
os clientes não façam as substituições diretamente, é importante que saibam que
a Harley-Davidson disponibiliza o óleo lubrificante “SYN3 20W50–sintético”, que
foi desenvolvido para trabahar nos três compartimentos do conjunto de
powertrain da motocicleta, ou seja, motor, primária e câmbio. Esse óleo garante
as propriedades adequadas para o perfeito funcionamento dos sistemas,
assegurando a redução de atrito no motor, a aderência na embreagem e a
resistência à alta pressão no câmbio.
Durante a
revisão, é substituído o lubrificante do conjunto primário, além de ajustado o
parafuso de regulagem, lubrificado o cabo de acionamento e ajustada a folga
ideal da alavanca de acionamento, nos sistemas mecânicos.
Portanto, a
Harley-Davidson do Brasil incentiva todos os proprietários a realizarem as
manutenções periódicas de acordo com a descrição da tabela de manutenção, que
está no manual do proprietário. Também é importante adotar procedimentos
seguros para condução da motocicleta. Descartar vícios de pilotagem e se
atentar para uso constante da alavanca de embreagem ao parar em semáforos são
ações que também fazem a diferença, assim como evitar “segurar” a motocicleta
na embreagem em aclives ou arrancadas bruscas.
Para
motocicletas de alto torque, como os modelos H-D, participar de treinamentos de
pilotagem e condução segura promovidos pelos H.O.G.® Chapters podem ser grandes
diferenciais para extrair o máximo desempenho e durabilidade da motocicleta.
Fonte: Harley-Davidson do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário