sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Morre o 1º TOP GUN


O Comandante Ronald E. McKeown, um condecorado aviador-naval da Marinha dos Estados Unidos e que foi o primeiro instrutor e comandante do famoso TOP GUN, a prestigiosa escola de treinamento de combate aéreo da Marinha dos Estados Unidos (Navy Fighter Weapons School), faleceu no dia 21/11/2015, aos 76 anos de idade.

O Comandante McKeown nasceu em junho de 1939 em Ysleta, Texas e graduou-se com honras na Academia Naval dos Estados Unidos em 1960, recebendo seu brevet de aviador-naval em novembro de 1962.

Ele lutou na guerra do Vietnã, pilotando caças F8U Crusader, em 1964. Depois de cumprir seu turno na guerra, foi designado para a U.S. Air Force Aerospace Pilot School, onde foi treinado para ser piloto de prova e astronauta. Depois de formado, foi nomeado Piloto de Teste Chefe, onde desenvolveu táticas de batalha aérea para os caças F-4 Phantom. Voltou ao Vietnã mais duas vezes.

Comandante McKeown e pilotos do Esquadrão 161, no USS Midway
Em 1969 foi designado Oficial de Operações do Fighter Squadron 161 onde em 1972, a bordo do porta-aviões USS Midway, foi enviado ao Vietnã pela quarta vez. No dia 23 de maio, o seu caça F-4 Phantom foi atacado por seis caças MiG do Vietnã do Norte. 

Junto com seu Radar Intercept Officer (RIO), Capitão-Tenente Jack Ensch, o então Capitão de Corveta McKeown conseguiu enfrentar os caças inimigos em um dos combates mais longos da história da guerra aérea no sudeste da Ásia. No final do embate, McKeown havia abatido dois MiG 17 e ainda perseguiu os outros quatro caças inimigos até a fronteira com a China, onde se refugiaram.

Um F-4 Phantom do Fighter Squadron 161, baseado no USS Midway, Vietnã
Comte. Mckeown e o CT Ensch no debrief após terem derrubado dois MiG 17
Logo depois o Comandante McKeown foi designado comandante da recém criada Navy Weapons Fighter School, na Base Aeronaval de Miramar. Duas semanas depois de sair do Vietnã, seu colega Jack Ensch foi abatido e feito prisioneiro pelos vietnamitas. Os dois foram agraciados com a medalha da Cruz Naval (Navy Cross), a mais alta condecoração em combate da Marinha dos EUA. Entretanto McKeown recusou-se a receber a medalha, enquanto seu companheiro era prisioneiro de guerra. Jack Ensch foi eventualmente liberado e convidado para ser instrutor no TOP GUN pelo Comandante Mckeown, voltando a voar juntos. Só então os dois receberam suas medalhas.

CT Jack "Fingers" Ensch (esq.) e o CC Ronald "Mugs" McKeown ao receberem a Navy Cross.
O Comandante McKeown comandou TOP GUN por três anos, fazendo com que a escola obtivesse a fama e reputação que tem até hoje, como a melhor escola de treinamento tático do mundo.

No filme de 1986 TOP GUN, o Capitão de Fragata McKeown foi interpretado pelo ator Tom Skerritt, como sendo o Comandante Mike “Viper” Metcalf. O Comandante Jack Ensch foi o oficial em quem o ator Michael Ironside se baseou para interpretar o Comandante Rick “Jester” Heatherly no filme estrelado por Tom Cruise, Val Kilmer e Anthony Edwards, entre outros.

Comte. Ronald McKeown, comandante do TOP GUN
Ator Tom Skerritt, como o Comandante Mike “Viper” Metcalf, personagem
baseado no Comandante McKeown.
Ator Michael Ironside interpretando o Comandante Rick “Jester” Heatherly,
personagem baseado no Comandante Jack Ensch.
Tom Cruise, ator principal do film Top Gun
A Navy Weapons Fighter School foi transformada na Naval Strike and Air Warfare Center em 1996 e transferida para a Base Aeronaval de Fallon, no estado de Nevada.

Após TOP GUN, McKeown foi nomeado comandante do Fighter Squadron ONE, onde também teve a companhia de Jack Ensch.

Jack Easch e Ronald McKeown no Fighter Squadron ONE
Depois de comandar o Fighter Squadron One, o Comandante McKeown foi designado como Project Officer do programa que desenvolveu o caça F-14 Tomcat.

Mais tarde ele foi Chefe do Estado Maior do Carrier Group Eight, onde desenvolveu as táticas empregadas pela Marinha dos EUA no Golfo de Sidra e nas campanhas Desert Shield, Desert Storm e Iraqi Freedom, na Guerra do Golfo.

Pilotos baseados no USS Midway abateram 8 MiGs durante a guerra no Vietnã
Jack Easch e Ronald McKeown quando foram convidados a pintar a silhueta
dos 2 MiG 17 que abateram, no USS Midway, agora um museu.
Sua última missão na ativa foi como Chefe do Estado Maior e Vice-Diretor do Departamento de Material da Marinha.



O Capitão-de-Mar-e-Guerra Ronald McKeown recebeu várias condecorações durante sua carreira naval, incluindo 5 Distinguished Flying Cross, 27 Air Medal e 14 Navy Achievement Medal, além da Navy Cross e da Legion of Merit. Voou 440 missões de combate no Vietnã em quatro turnos e tinha 997 pousos em porta-aviões quando foi para a reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário