A fabricante alemã BMW Motorrad apresentou duas novidades de alta tecnologia para melhorar a segurança do motociclista na feira Consumer Electronics Show (CES), que ocorreu na semana passada em Las Vegas.
Tratam-se do sistema de iluminação laser
light e do capacete equipado com head-up display.
O sistema
de iluminação a laser é derivado do mesmo sistema que equipa alguns veículos da
BMW, como os carros da série BMW 7 e BMW i8.
O modelo de motocicleta BMW K 1600 GTL Concept foi equipado com estes faróis e servirá de plataforma de testes, antes de ser adotado como equipamento de
linha.
Os faróis a laser emitem uma luz branca pura, de alta intensidade, que
pode alcançar até 600 metros à frente da motocicleta, o dobro dos faróis
convencionais. Segundo a nota divulgada pela montadora alemã, os faróis a laser
são compactos, tem uma vida útil muito longa, são robustos e não necessitam de
manutenção.
No momento
esta tecnologia tem um custo muito elevado para uso em motocicletas. Mas a
expectativa é que a economia em escala, com a fabricação e uso mais intenso na
indústria automotiva, permita sua aplicação em motocicletas a um custo
razoável, dentro de poucos anos.
Já a tecnologia de head-up display, inicialmente adotado nos aviões militares - especialmente os caças - fornece dados importantes para a segurança da
pilotagem, mostrados numa viseira do capacete do motociclista. Isto permite que o piloto
possa conduzir sua motocicleta sem a necessidade de desviar os olhos da
estrada, para verificar informações no painel da motocicleta.
Esta tecnologia permite uma pilotagem mais segura, com menos distração para o
piloto.
A BMW está desenvolvendo um capacete que incorporará
esta tecnologia diretamente na viseira. Segundo a montadora, as informações
mostradas podem ser mudadas pelo piloto, de acordo com sua necessidade.
Num futuro
não muito longe, será possível ter informações sobre a estrada em tempo real.
O capacete
oferecerá outras vantagens e comodidades para o piloto. Uma câmara embutida no
casco, direcionada para frente, fará o registro em tempo real de tudo o que
acontece durante a viagem. Uma segunda câmera, apontada para trás, atuará como
um retrovisor digital, permitindo uma melhor visualização do que acontece
atrás, inclusive ajudando muito no caso de pilotagem em grupo.
Esta
tecnologia pode ser integrada aos cascos de capacetes já existentes, sem afetar o conforto
ou a proteção ao motociclista. Com duas baterias, o tempo efetivo de operação
pode chegar a cinco horas.
A
expectativa da BMW Motorrad é ter estas tecnologias já integradas em produtos
de linha, nos próximos dois anos.
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