domingo, 29 de dezembro de 2013

O que estão fazendo com Balneário Camboriú?


Em 26.12.2005 eu cheguei em Balnéario Camboriú, para onde me mudei em consequência de minha transferência para o Brasil, depois de morar 10 anos no exterior.

Esta é, portanto, minha oitava temporada de verão na Capital Catarinense do Turismo.

Para meu desânimo, vejo que a cidade piorou nos últimos anos, em vários aspectos.

Coisas que me incomodam:
·         Trânsito
o   Antes: o comportamento das pessoas no trânsito era digno de elogios. Nenhum avanço de sinal (a qualquer hora do dia/noite), respeito aos pedestres. Estacionamento em local proibido, prática costumeira dos turistas - especialmente dos estados mais ao norte - era rigorosamente punido com multas e guincho. Estacionamento na calçada? Nem pensar. Os Agentes de Trânsito estavam permanentemente presentes nas principais vias, assegurando o cumprimento da lei.
o   Agora: Os motoqueiros (entregadores de tudo) avançam constantemente o sinal vermelho. Não há respeito nos cruzamentos, com bloqueio das ruas. A prefeitura recapeou as principais avenidas da cidade e não restaurou a sinalização horizontal, desaparecendo com as faixas de pedestre em vários pontos. O desrespeito é geral e impune. Ontem, num dos pontos mais badalados da Av. Atlantica, havia três veículos estacionados na calçada. Os Agentes de Trânsito devem estar curtindo o verão no Caribe, pois não aparecem e não atuam.
·         Limpeza
o   Antes: uma das características de Balneário Camboriú. Meu apartamento fica de frente para a praia e pude acompanhar o trabalho que era feito. Todos os dias, de madrugada, um exército de garis limpavam a praia e as avenidas/ruas, apresentando uma cidade imaculadamente limpa, todos as manhãs. Sabemos que o turista é, na sua maioria, mal-educado. Eles sujam as cidades onde vivem e fazem o mesmo quando visitam BC. É um fato. Mas como somos uma cidade turística (Capital Catarinense . . . ), devemos educá-los mostrando-lhes uma cidade sempre limpa.
o   Hoje: Balneário Camboriú está suja. Ponto. Ontem, passeando pela Av. Atlântica, quase não reconhecia a cidade; sujeira por todo lado. Exército de garis? Que nada, uns poucos “gatos pingados” tentando varrer a sujeira para “debaixo do tapete.”
·         Segurança
o   Antes: sempre comentei com amigos e parentes a sensação de segurança que a cidade transmitia. A Polícia Militar estava em todos os lugares. Nos anos mais recentes, a Guarda Municipal Armada aumentou, ainda mais, esta sensação. Sempre que aqueles imbecís paravam seus carros na Av. Atlântica, abriam o porta-malas e colocavam suas músicas de gosto duvidoso em volume alto, as pessoas ligavam para o 190 e em poucos minutos a PM acabava com a “festa” dos idiotas. As ocorrências de furto, roubo, etc. eram reduzidas.
o   Agora: poucos policiais militares nas ruas. Os postos de controle, que eram instalados nos principais acessos da cidade durante a temporada, desapareceram.  A Guarda Municipal deve estar de férias na Europa.
·         Comportamento
o   As pessoas são bem educadas, em Santa Catarina. Na sua maioria. Recentemente tenho notado uma deterioração no comportamento comunitário. A maior prova disto é a ciclovia na Av. Atlantica, recentemente inaugurada. A sinalização é clara: “Pista exclusiva para ciclistas.” Tem de tudo; carrinho com bebês, pessoas passeando, caminhões descarregando côco, veículos embarcando/desembarcando passageiros, um caos. O que menos se vê são ciclistas. E quando tem, já presencia-se um “bate boca” entre o ciclista (no seu direito) e os outros (que não deveriam estar alí). E a autoridade? Acompanhando os Agentes de Trânsito e a Guarda Municipal, curtindo férias no exterior. Com sorte, talvez reapareçam no inverno.

Balneário Camboriú em particular e Santa Catarina, no geral, ainda é um dos poucos lugares na Terra Brasilis, onde se tem qualidade de vida. 

A maioria dos males que afetam grande parte do território nacional ainda não chegou aqui. Ainda. 

Mas o que estão fazendo com a cidade que escolhi para viver?

Um comentário:

  1. INFELIZMENTE ESTA É A TRISTE REALIDADE DE BC . E INFELIZMENTE CADA VEZ VAI FICAR PIOR.
    ESTAVA NA CARA QUE A GANANCIA DA CONSTRUÇAO CIVIL E A AMADORA ADMINISTRACAO PUBLICA IRIAM VIRAR BC NUM CAOS. TURISMO CHURROS E MILHOS NÃO PODEM COMBINAR COM APTOS MILIONÁRIOS E LIXO NAS RUAS.

    ResponderExcluir