segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Harley-Davidson Ultra Glide Limited 2014: Mais Detalhes

A Harley-Davidson Electra Glide - primeira motocicleta da Motor Company a usar partida elétrica - chegou nas estradas em 1965. 

Muitos melhoramentos foram introduzidos nestes 48 anos, os mais recentes a partir de 2009 quando as Ultra Glide receberam novo quadro, balança e sistema de montagem do motor no quadro (que diminuiu sensivelmente a trepidação em marcha lenta). Mas a motocicleta manteve sua essência: o estilo e a sensação de pilotagem, característicos das motocicletas Harley-Davidson.

Para a linha 2014, as Electra Glide não foram sómente atualizadas; foram recriadas. O Projeto Rushmore abrigou mais de 100 modificações na sua plataforma: algumas radicais, como o novo sistema de arrefecimento híbrido líquido-ar dos cabeçotes, freios ABS interligados e reestilização dos compartimentos de bagagem e carenagem; outros mais sutís, como a abertura da tampa do tanque de combustível com um só toque e novo lay-out e desenho dos instrumentos.

A Electra Glide Limited se destaca na Linha 2014 pois vem com todas as novidades disponíveis, includindo o novo sistema multimídia Boom! Box 6.5. Este incrível sistema de áudio e informação, intuitivo e fácil de entender e operar, utiliza os polegares como forma primária de percorrer e selecionar as opções. Este sistema interativo, com reconhecimento de voz e capacidade de comunicação por Bluetooh, é um tremendo avanço sobre o sistema Harman/Kardon utilizado nos modelos anteriores.



A introdução do resfriamento a líquido dos cabeçotes no motor High Output Twin Cam 103, de 1700cc, aumentou o torque em 10,7% e a potência em 9,5%, permitindo que o motor mantenha seu torque/potência nas situações de maior exigência mecânica, como quando a motocicleta está com piloto, garupa e bagagem, rodando em condições de temperatura elevada.  

Sistema de arrefecimento a líquido.
Mantendo a tradição de estilo e design, o novo sistema de arrefecimento da Electra Glide Ultra Limited está bem dissimulado. Só um olhar mais observador vai notar os radiadores embutidos nas carenagens inferiores. 


Os radiadores, bem dissimulados na carenagem inferior.
Da mesma forma, o novo sistema de freios Reflex ABS é uma tecnologia mais para sentir do que para ver. 

O sistema é de tal forma avançado que ajusta eletronicamente a proporção adequado de frenagem em cada uma das rodas, baseado na forma com que o piloto está aplicando os freios. 
Se você for um piloto experiente que aplica a pressão apropriada nos freios dianteiros e traseiro, o sistema Reflex não interfere muito. Mas se você for um piloto novato, que pode entrar em pânico e fazer uma frenagem inadequada, o Reflex entra e corrigi isto, ajustando a pressão correta entre os dois freios. O sistema é desligado automaticamente em velocidades abaixo de 40 km/h, permitindo que o piloto decida a forma mais adequada de frear em manobras em baixa velocidade.

Outros melhoramentos do modelo 2014 incluem a nova embreagem hidráulica, que exige o mesmo esforço na manete dos modelos anteriores, apesar de ter molas mais fortes, e um garfo de 49mm, substituindo o garfo de 43 mm dos modelos anteriores. As novas rodas também são mais robustas e mais leves.

Mas quem compra uma Electra Glide está tão interessado no conforto e funcionalidade como no desempenho. E a Harley-Davidson não decepciona, aqui. 

Vistos de fora, tanto o Tour-Pack quando os alforges parecem menores, mas na realidade a capacidade interna aumentou 4%, passando de 128 litros para 133 litros. A mudança no sistema de travamento evoluiu para uma forma que permite a abertura, fechamento e travamento usando sómente uma das mãos. Os alforges podem ser facilmente abertos enquanto se está sentado na motocicleta, permitindo o acesso a itens essenciais numa parada rápida, sem necessidade de se desmontar.

Alforges com abertura simplificada.
A carenagem principal também melhorou. Introduzido em 1969, o famoso morcegão (batwing em inglês) foi modificado para acomodar os novos equipamentos de alta tecnologia, como o sistema multimídia. Além dos instrumentos de leitura (velocidade, rotação do motor, nível de combustível e voltímetro) com novo desenho, êle vem com equipado com um sistema que reduz o efeito do vento sobre o capacete. A ventilação de corrente dividida (splitstream, em inglês) não foi projetada para aumentar o volume de ar que o piloto recebe, como pode parecer. Sua função é equalizar as pressões aerodinâmicas e diminuir substancialmente a turbulência produzida, como testado em exaustivas provas no túnel de vento.


Detalhes da nova carenagem, com destaque para a entrada da ventilação de corrente dividida (splitstream).

Os bancos do modelo 2014 são mais largos e com bom suporte lombar. Atenção especial foi dedicada à acomodação do garupa. Ao invés de simplesmente desenhar o Tour-Pak e acomodar o garupa nele, os projetistas da Harley-Davidson acomodaram o garupa com conforto e, depois, desenharam o Tour-Pak ao redor.




E esta é a essência do Projeto Rushmore, o que a H-D se refere como "uma viagem liderada pelos pilotos," pois a opinião dos Harleyros foi instrumental no seu desenvolvimento. A motivação foi melhorar a experiência de pilotar em todos os seus aspectos. 

No realidade não se pode testar totalmente esta nova máquina em apenas um fim de semana. Ao contrário, ela só será totalmente apreciada com a experiência de pilotá-la em longas viagens. Algo que os afortunados usuários desta motocicleta do Projeto Rushmore farão, nos próximos anos.



Fotos: cortesia do site Cycle World.

7 comentários:

  1. O banco mais largo cria uma dificuldade a mais para pós pilotos abaixo de 1,75m: plantar os pés no chão.

    Enquanto planto os pés com tranqüilidade na Electra Glide, já tive mais dificuldade com a Ultra Classic. Ambas 2012.

    Na comparação fazendo ass test na Ultra Limited a disposição no evento HD 110th Experience, achei a nova ainda mais "alta" que a Ultra Classic que pude usar durante a viagem até Milwaukee.

    Resumo da ópera: não poderia aproveitar o novo banco se quisesse usar a moto com mais segurança na hora da parada/partida.

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  2. Certamente continuaremos a ter a opção do reduced seat para os menos afortunados na altura.....

    Eu fiquei com um certo receio com o freio combinado, mas como o Roque está colocando que ele se desliga com menos de 40km/h acho que não vai gerar problemas....

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  3. TIVE UMA ELECTRA 2011...ANDAVA MUITO CHEGAVA A 180KM/H COM MUITO CONFORTO., AGORA TENHO UMA LIMITED...AINDA NÃO CONSEGUI CHEGAR A 180KM/H NEM COM O VENTO A FAVOR...O PARABRISA MENOR PROVOCA UM AUMENTO CONSIDERAVEL DE TURBULENCIA...PORQUE..????? ALGUEM ME EXPLICA..

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    1. Adauto, o turbilhonamento é o mesmo, só que com o parabrisa menor, você sente muito mais. A solução é trocar o parabrisa. Eu fiz isto na minha Ultra e melhorou consideravelmente.

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  4. Boa noite, voce ja ouviu falar que as novas Ultras Glaides estao dando problemas com a refrigeraçao

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    1. Até o momento não lí nenhuma notícia a respeito de problemas de refrigeração nas motocicletas do Projeto Rushmore.

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  5. Wilson, tudo bem? Peguei a Ultra 14 e senti que o pára-brisa ficou pequeno, e minha esposa reclama de barulho de vento demasiado comparado com a Fat que tínhamos. Será que a troca do pára-brisa melhora isso também? Qual tamanho vc colocou? Abraço e parabéns!

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