sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Harley-Davidson: Quem Desenha as Roupas que Você Usa?

Toda vez que se compra uma jaqueta, uma camiseta ou um par de luvas com a marca Harley-Davidson, é como se estivesse comprando uma peça de vestimenta que tem suas raízes em 1903.

Isto porque a pessoa responsável por esta roupa é Karen Davidson, cujo amor por motocicletas começou quando nasceu. Na realidade, motocicletas Harley-Davidson está gravado no seu DNA.

Karen Davidson, Diretor de Criação da Harley-Davidson
Karen Davidson é bisneta de um dos fundadores da H-D, William A. Davidson, e filha do legendário William G. Davidson.

Isto dito, não quer dizer que ele queria estar neste negócio só pelo sobrenome. Na realidade, ela queria seguir seu próprio caminho.

Mas quando finalmente decidiu-se por entrar no negócio da família - começou a trabalhar na HDMC em 1989 - não existia uma linha de vestimentas com a marca Harley-Davidson, por assim dizer. Começou com ela. E sua educação, experiência na indústria e amor pelo desenho levou-a ao posto que ocupa hoje, de Diretor Criativo.

Inicialmente uma estudante de arte, Karen foi progredindo seus estudos para a alta costura em uma faculdade particular em New York, estudando a engenharia das vestimentas.

"Eu desenvolvia novos produtos e trabalhei em New York numa companhia que produzia roupas para várias marcas," explica ela, "e muita coisa era feita em couro. Foi só uma questão de tempo."

Esta experiência na linha de produção de roupas proporcionou um conhecimento importante e aumentou sua paixão em criar produtos para os Harleyros.

Mas tudo começou em uma festa de final de ano na empresa, quando um executivo do departamento de publicidade e marketing da H-D comentou que eles precisavam criar uma linha de produtos que cobrisse tudo, da jaqueta à bota.

Na realidade a Harley-Davidson já produzia roupas com a marca HD desde 1912 e sempre teve alguns itens, principalmente jaquetas, produzidas com a logomarca da companhia. Mas foi nos anos 1990 que se expandiu a linha, englobando praticamente tudo que um motociclista pode precisar para pilotar uma motocicleta Harley-Davidson.

De onde vem sua inspiração? Segundo Karen, "vem de qualquer parte. Até da própria motocicleta. Eu estava muito inspirada por desempenho e por simplicidade, por exemplo, quando desenhei a linha FXRG."


Itens da linha FXRG

"Toda vez que vejo uma motocicleta, sempre olho o conjunto máquina/piloto/garupa e como fazer para que formem um conjunto harmonioso, seguro e confortável," diz Karen.


Segurança é um requisito fundamental nas roupas da Harley-Davidson. Por isso muitos itens de inovativos foram introduzidos nas vestimentas ao longo dos anos, como elementos reflectivos da 3M, proteção maior nos ombros/ cotovelos/joelhos, que aumentam a proteção e fazem as mulheres pilotos, por exemplo, sentirem-se bem quando estão atrás do guidão da motocicleta.


Sendo um piloto que começou a andar de motocicleta aos 9 anos de idade, Karen sabe bem o que isto quer dizer, adicionando que os produtos H-D são elegantes, tem boa forma, faz o que é suposto fazer - proteger o piloto ou a garupa - e é confortável ao mesmo tempo.


Mas ela não faz tudo isto sózinha, é claro. Sob sua direção trabalha um grupo de 90 profissionais, em dois escritórios de desenvolvimento de produtos de vestimenta; um em Milwaukee e outro na Califórnia.

Mas como é o dia-a-dia de um Diretor de Criação? Parece ser longo, responde Karen. É muito "parece bom, mais ainda não está perfeito, vamos fazer de novo!"


Quando você se vestir para a próxima saída na sua Harley-Davidson, lembre-se que sua vestimenta também tem 110 anos de tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário