Não foi
fácil, mas Keith Wandell deu a volta por cima na Harley-Davidson. Na avaliação
do ano inteiro de comemorações dos 110 anos da marca, encerrado em Milwaukee na
semana passada, Wandell refletiu sobre a difícil situação em que se encontrava
a Motor Company quando comemorou seus 105 anos.
O
Presidente e Principal Executivo da Harley-Davidson Inc. falou para o Comitê de
Comércio da Grande Milwaukee, num almoço oficial, nesta segunda-feira.
Keith Wandell trocou os jeans e a camiseta H-D por terno e gravata, para discursar no almoço do Great Milwaukee Committee. |
Quando
assumiu o comando da empresa em 2009, Wandell determinou um rumo que mudou a
maneira da HDMC fazer negócios; a forma anterior simplesmente não estava
funcionando. As vendas da companhia haviam caído 40%, comparado ao pico de
2005. Ele queria não sómente parar a queda, mas construir o alicerce para o
crescimento.
Keith
Wandell havia deixado a posição número dois na Johnson Controls Inc. (um grande
fabricante de auto-peças), para trazer
uma nova perspectiva para a H-D e ele teve que tomar decisões difíceis.
"Era
hora de tirar a gravata e falar sobre fazer as coisas de forma diferente na
Harley," disse Wandell.
Ele
desenvolveu um plano estratégico sustentado em quatro pilares: crescimento,
melhoria contínua, desenvolvimento da liderança e sustentabilidade.
Keith Wandell nas comemorações dos 110 Anos. |
A companhia
deveria continuar focada no seu núcleo de negócios, que tinha uma tremenda
potencialidade devido à lealdade de seu público no mundo todo, disse ele.
"No
final, o que estava sendo feito era diluir a marca Harley-Davidson," concluiu
Wandell.
Por esta
razão, Wandell desfez-se da MV Augusta e acabou com a marca Buell. Fábricas
foram fechadas, empregos eliminados, mas a companhia foi capaz de recuperar-se.
A HDMC
dirigiu seus eforços de marketing para segmentos que não eram tradicionais para
a marca Harley-Davidson, como os jovens adultos, mulheres e as minorias
raciais.
"Nós
tivemos um tremendo sucesso no nosso esforço de trazer outros motociclistas
para a família," afirmou Wandell.
Missão
cumprida: hoje, a Harley-Davidson é a número um na América do Norte entre os
motociclitas de 18 a 34 anos de idade. Na realidade, jovens adultos estão
comprando motocicletas H-D em um volume maior do que os clientes tradicionais
da marca.
Wandel
também melhorou o processo de desenvolvimento de novos produtos, reduzindo o
tempo para chegar ao mercado, além de
criar um instrumento de conhecimento da opinião e desejo dos Harleyros.
Em 2009 o
tempo médio era de seis anos para que um novo produto saísse da idéia e
chegasse ao revendedor. "Este tempo era excessivo," disse ele.
Outro
objetivo alcançado: o tempo foi reduzido à metade. Dias antes da grande festa
dos 110 anos em Milwaukee, a Harley-Davidson apresentou seu maior lançamento na
história da companhia - o Projeto Rushmore. Que levou sómente 3 anos para ser
desenvolvido.
A
Harley-Davidson também ajustou seu processo de fabricação, utilizando centenas
de empregados temporários nas temporadas, para que as motocicletas sejam
entregues aos revendedores o mais rápido possível.
Keith Wandell visitando uma revenda H-D. |
A companhia
tem 1.600 revendedores no mundo todo. Wandell trabalha para uní-los de forma
que um cliente Harley-Davidson tenha o mesmo grande serviço pós-venda em
qualquer lugar que esteja.
Ele conhece,
pessoalmente, cerca de 95% da sua base de revenda no mundo. O tema para todos
os empregados agora é: "Uma Companhia, Uma Equipe, Uma Direção".
Apesar de
muito terreno ter sido conquistado, há muito ainda por fazer. O volume anual de
vendas ainda está 25% abaixo do ápice de 2005.
Mas a
grande marca de Milwaukee está roncando outra vez e fazendo tremer a
concorrência.
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