terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Santa Catarina Lidera Bem-Estar Econômico no Brasil


Santa Catarina é o estado do Brasil com maior nível de bem-estar ecônomico, aponta uma pesquisa da Escola Superior de Agricultora Luiz de Queiroz, da USP. 

Nos anos de 2002 e 2008, foram avaliados as taxas de consumo, capital, equidade social e seguridade econômica, o que garantiu aos catarinenses as melhores posições nos quesitos qualidade de vida e boas condições econômicas.

Ponte Hercílio Luz - Florianópolis

Outros estados que ficaram bem colocados, nos dois anos avaliados, foram São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Os piores índices foram obtidos por Alagoas.

O estudo da USP utilizou um novo indicador de acesso aos recursos econômicos, o Índice de Bem-Estar Econômico (IBEE), que leva em consideração quatro variáveis: os fluxos de consumo, obtido pelos indicadores de consumo privado e consumo público; riqueza real — legado intergeracional, resultante dos indicadores capital físico, capital humano, gastos com pesquisa e desenvolvimento e débito público; equidade, construída a partir do Índice de Gini (índice de desigualdade de renda) e do Índice FGT (índice de intensidade de pobreza); e seguridade econômica, formada pelo indicadores de risco de desemprego, risco financeiro associado à doença, risco de pobreza em idade avançada e risco de violência.

Balneário Camboriú

A pesquisa foi motivada pela necessidade de construção de um indicador sintético de bem-estar econômico que fosse capaz de englobar os aspectos de padrão de vida decente. O índice é importante para subsidiar a implementação e o monitoramento de políticas públicas, além de tornar transparente a situação econômica da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário