quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Patriotismo


Patriotismo, sentimento genuíno de amor e devoção à pátria e luta em sua defesa, mesmo com risco da própria vida. É maior sustentáculo da verdadeira Democracia.

O patriotismo é demonstrado através de atitudes e comportamento éticos, espírito de solidariedade, respeito às leis e perseverança na defesa dos legítimos interesses da pátria.

O verdadeira patriota considera que ambições e avarezas particulares não podem sobrepujar o interesse comum e lutam para que o bem público não se torne patrimônio de corruptos, que enfraquecem a Pátria e colocam em risco a liberdade de todos.

O Juramento à Bandeira, o mais sublime compromisso assumido por um patriota, acompanha-o em toda a sua vida, tornando-se parte de sua própria personalidade e caráter.

"O Patriotismo se apura e se cultiva pela prática das virtudes sãs e sólidas que formam os povos fortes e viris." Ruy Barbosa.

Um comentário:

  1. Na minha época de escola era comum jurar a Bandeira e cantar o hino nacional 1 vez por semana... hj em dia não há esse compromisso mais... aliás, ontem 07/09 fui para uma pequena cidade em MG que nem teve desfile...

    ResponderExcluir