terça-feira, 28 de junho de 2011

Modernização das Forças Armadas?

Blindado Leopard 1A5
O navio "Grande Brasile", de bandeira italiana, atracou no cais do Porto Novo de Rio Grande, RS, na última quinta-feira, trazendo a bordo 38 tanques de guerra para o Exército brasileiro. Esses tanques integram o quinto lote de carros de combate adquiridos dentro do Projeto Leopard. Esse projeto é um contrato de compra e apoio estabelecido pelo Governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa, com o Governo da República Federal da Alemanha, destinado ao reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do Exército do Brasil.

Ao todo, sete lotes chegarão ao Brasil até o início de 2012. No total, foram adquiridas 220 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate (VCB CC) Leopard 1A5, sete Viaturas Blindadas Especializadas Socorro (VBE Soc), quatro Viaturas Blindadas Especializadas Lança Pontes (VBE L Pnt), quatro Viaturas Blindadas de Combate de Engenharia (VBC Eng) e quatro Viaturas Blindadas Escola de Motorista. Também estão incluídos no Projeto o fornecimento de diversos equipamentos de simulação, rádios, ferramental, suprimentos, manuais, o treinamento de recursos humanos e o suporte logístico para todos os materiais de emprego militar incluídos.

Fonte: Zero Hora


O blindados da família Leopard foram desenvolvidos pela Alemanha na década 1960. Cinquenta anos depois, já são considerados obsoletos ou relegados a missões secundárias na maioria dos exércitos que o utilizam. É um tanque de construção tradicional, com 9,54 m de comprimento, 42 toneladas de peso, blindagem de 10mm a 70 mm e equipados com um canhão de 105 mm, com 55 cargas de munição, além de duas metralhadoras de calibre 7,62 mm.


Promover um programa de modernização das Forças Armadas com tecnologia da metade do século passado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário