quarta-feira, 29 de junho de 2011

Algumas Coisas Merecem Aplausos. Outras, Nem Tanto.

Ocasionalmente lemos ou vemos alguma coisa, fato ou atitude que merece aplauso. O mundo informatizado está cheio de más notícias e as coisas boas de saber são, muitas vezes, relegadas.

No mundo do motociclismo, especialmente o de viagens e de turismo, tenho tido a oportunidade de ver e conviver com coisas, atitudes e fatos que merecem aplausos.

Aí vai minha lista, ainda que curta, de COISAS QUE MERECEM APLAUSO:
  • Motociclista que acena para outros motociclistas, ao se cruzarem nas estradas, independente da marca ou modelo das motocicletas.
  • Cidades que abrem suas portas para eventos de motociclismo sadio.
  • O verdadeiro bar para motociclistas.
  • Companheirismo e solidariedade.
  • O mecânico honesto.
  • Namoradas ou esposas que acompanham o motociclista.
  • Duas rodas e um motor entre elas.
Agora, uma lista das COISAS QUE NÃO MERECEM APLAUSO, muito pelo contrário:
  • Pressionar os menos experientes ou deixar-se pressionar pelos veteranos.
    • Às vezes vemos pilotos experientes fazendo piada ou reclamando dos cuidados que os novatos tem ao iniciar-se no motociclismo. Tão importante quanto capacete, luvas e roupas adequadas, desenvolver suas habilidades e auto confiança é fundamental para a segurança de todos, especialmente para aqueles menos experientes. É muito importante ajudar aqueles que se iniciam no motociclismo ou que mudam para uma categoria diferente de motocicleta.
  • Pilotar além de sua capacidade ou habilidade.
    • Seja por sua própria iniciativa ou pressionado por outros, jamais ultrapasse sua capacidade de pilotagem, seja na quantida de horas na estrada, em um dia, seja na velocidade ou na maneira de pilotar em estradas mais difíceis. Desenvolva suas habilidades aos poucos, com segurança. Sua capacidade para pilotar melhor aumentará, junto com sua confiança.
  • Não "sentir" a estrada.
    • Ninguém deve dizer que pilotar uma motocicleta é fácil. Não é! Operar um veículo, qualquer veículo, exige habilidade e conhecimento, seja um caça à jato ou uma motocicleta. Prestar atenção na estrada e nos perigos presentes ou em potencial é fundamental para uma pilotagem segura. É impontante "sentir" a estrada e fazer parte dela.
  • Não seguir as recomendações de manutenção.
    • Verificação dos pneus quanto à calibragem e espessura das ranhuras, condições dos freios, troca regular do óleo lubrificante, são alguns itens que devem ser cumpridos com disciplina, sempre que for para a estrada, mesmo que seja um curto bate-e-volta.
  • Ficar sem combustível.
    • Ter uma pane seca é uma das inconveniências mais desgastantes numa viagem, especialmente quando se está pilotando em grupo. A regra básica é sempre sair com o tanque cheio e abastecer todas as vezes que parar em uma estação de serviço. Além, é claro, de planejar bem sua viagem. O ideal é sempre completar o tanque quando o mostrador indicar 1/4 de combustível restante no tanque.
  • Desidratar-se.
    • Especialmente no nosso clima, o risco de uma desidratação é muito grande. Esta condição causa fatiga, dores de cabeça e perda de concentração. Tome bastante líquidos e faça paradas constantes, no mínimo a cada duas horas. E quando falamos em líquidos, falamos em água ou sucos naturais! Nada de café, refrigerantes (provocam sede e aumentam a desidratação) e muito menos bebidas alcoólicas.
  • Pilotar até à exaustão.
    • Quantos quilometros podemos fazer em um dia? Como todos os outros aspectos do motociclismo, é muito importante avaliar nossa resistência física e mental, para garantir nossa segurança na estrada. É fundamental um bom descanso entre um dia e outro. Forçar o corpo por mais uns quilometros além de sua capacidade é procurar encrenca.
  • Falta de cuidado nas esquinas e cruzamentos.
    • Motocicletas são mais fáceis de pilotar em média ou alta velocidade e em linha reta do que em baixa velocidade e fazendo curvas pronunciadas, especialmente nas cidades. Portanto, ao chegar a um cruzamento ou ao dobrar uma esquina, os cuidados devem sem dobrados, evitando paradas bruscas. 
  • Não fazer cursos de segurança na pilotagem.
    • Experiência é aprender com os próprios erros. Sabedoria é aprender com os erros dos outros. Em um curso de segurança na pilotagem, você aprende a evitar erros cometidos por outros motociclistas, há gerações! No Brasil há oportunidade de se aprender com quem pilota profissionalmente. Falo dos Policiais Rodoviários Federal, Policiais Militares Rodoviários, membros dos Batalhões de Guardas e Polícia do Exército, além dos Fuzileiros Navais. Dependendo de onde você mora, há ainda a oportunidade de participar de um curso de pilotagem. Se tiver a chance, não pense duas vezes: inscreva-se.
  • Não procurar novidades no motociclismo.
    • Fazer sempre os mesmos passeios, frequentar os mesmos lugares, escutar sempre as mesmas estórias, pode transformar-se numa rotina que se tranformará em aborrecimento e perda de entusiasmo. Participe de novos passeios, vá a eventos, conheça novas pessoas e novos grupos. Nos Estados Unidos usa-se uma expressão muito válida, cuja tradução é mais ou menos assim: procure sempre a estrada nunca percorrida!
Pilote sempre com segurança!

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