quarta-feira, 27 de outubro de 2010

3º HDPOINT Internacional Gramado-Canela - Relato

A terceira edição do encontro promovido pela HDPoint-Pimenta, foi, na opinião da grande maioria das pessoas com quem falei, o melhor evento realizado no sul do Brasil, nos últimos tempos.
Os organizadores se esmeraram nos detalhes, que começava com a recepção no pátio da loja Black Bull, em Gramado, seguia pelas boas-vindas nos apartamentos do Hotel Lagheto Siena, passava pela decoração nas cidades de Gramado e Canela e culminou nas atrações apresentadas no Bill Bar, no Harley Motor Show Café, na Churrascaria Garfo & Bombacha e no Café Colonial Bela Vista.
Saímos de Balneário Camboriú na sexta-feira, 22/10, às 07:15, seguindo pela BR-101 Sul.
A primeira parada para reabastecimento foi em Imbituba. Depois, paramos próximo de Três Cachoeiras, RS, para um pequeno lanche.
A BR-101, ao sul de Palhoça, SC, continua na sua eterna obra de duplicação (já tendo cumprido 15 anos, portando na idade de debutante . . .), mas os trechos ainda não duplicados são menores e em condições mais razoáveis, bem diferente do que encontramos na última vez que passamos por alí, em Fevereiro de 2009.
Rodamos até Terra de Areia, RS, onde teríamos que acessar a Rota do Sol (RS-486). Como sempre, o acesso estava em obras, sem qualquer sinalização, e perdemos a entrada. Isto nos obrigou a pegar um "atalho", de cerca de 2 km em estrada de terra.
Aliás, as autoridades responsáveis pelas vias terrestres, no nosso país, devem achar que sinalização é artigo de luxo, totalmente dispensável especialmente quando em obras.
Se depender da sinalização (ou sua falta), o número de acidentes deveria duplicar, no Brasil, dada a inexistência ou má qualidade da sinalização horizontal e vertical das rodovias e estradas, especialmente aquelas geridas pelo governo federal. Sómente nas estradas paulistas ou nas pedagiadas, a sinalização é mantida como previsto na legislação de trânsito.
Subimos a serra gaúcha pela Rota do Sol, o que é sempre um prazer, dada a sua beleza. A estrada está em boas condições, com a sinalização recém feita, o que ajuda muito. O volume de tráfego, nesta estrada, é pequeno e pilotar por ela uma grata satisfação.
Ao chegarmos no topo da serra, no trevo próximo de Tainhas, RS, acessamos a RS-020 em direção a S.Francisco de Paula, Canela e Gramado.
Da última vez que passei por esta estrada (Setembro 2008), a pavimentação estava bem deteriorada, em função das chuvas constantes que assolou o sul do Brasil naquela época (culminando com as inundações e desabamentos no Vale do Itajaí).
A pista estava em boas condições, com poucos trechos ainda sem sinalização horizontal.
Há uma praça de pedágio, pouco antes da entrada de Canela, mas motocicletas estão isentas.
Chegamos em Gramado às 14:30, seguindo logo para o Black Bull, local de recepção do evento.
Uma choperia, com vários tipos de salgadinhos, nos esperavam e encontramos muitos motociclistas se confraternizando no local. Recebemos nosso kit e seguimos para o Hotel Lagheto Siena, para deixar nossa bagagem.Neste momento uma pequena garoa começou a cair, acompanhada de um nevoeiro. Mas não impediu que os motociclistas aproveitassem a recepção oferecida.
Ainda na sexta-feira, à noite, a programação oferecia uma apresentação da Banda "The Travellers", no Bill Bar. Interpretando rock 'n roll & country, os "The Travellers" agradaram em cheio, com clássicos dos anos '60 até '80.
Além da boa música, foram oferecidos salgados de boa qualidade, acompanhados de bebidas à vontade. A organização providenciou vans para fazer o transporte dos participantes, entre o hotel e o local do evento, de forma que todos puderam aproveitar bastante a noite, sem se preocupar em ter que pilotar de volta.
No sábado, 23/10, a programação indicava um passeio pela cidade e uma visita ao Parque do Caracol, que é sempre um lugar muito agradável de visitar. A cascata Caracol é muito bonita e o parque, como um todo, uma grande atração em Canela.
Depois do passeio, almoço na Churrascaria Garfo & Bombacha, com direito a um show de música e dança gaúchas, como só os irmãos dos pampas sabem fazer. Muito emocionante foi a abertura do show, quando todos os gaúchos ficaram de pé para cantar seu hino oficial. Uma demonstração de patriotismo, que falta à grande maioria do nosso povo, infelizmente.
Depois do almoço, tarde livre para passeios pela região ou um bom descanso no hotel. A noite prometia ser divertida.
E foi. Com todo mundo reunido no Café Colonial Bela Vista, desgustando o melhor da gastronomia serrana, foi feito a esperado sorteio dos brindes, culminando com o prêmio maior do evento, uma motocicleta Harley-Davidson XL 883R, 0 Km, que saiu para um participante de São Paulo.
Mais tarde, muitos aproveitaram para mais uma esticada no Harley Motor Show Café. Outros, preferiram retirar-se e descansar, para o regresso no domingo pela manhã.
A manhã de domingo, 24/10, surgiu fria e com um nevoeiro bem denso. A visibilidade, em alguns trechos, não passava dos 50 metros. Mas, com os batedores da Polícia Rodoviária Federal, descer a serra foi bem tranquilo.
Chegamos de volta a Balneário Camboriú às 14:30, satisfeitos por termos participado de um evento muito bem organizado e conduzido.
Segundo os organizadores, 368 pessoas participaram, com 251 motocicletas, de várias marcas.
Veja mais fotos aqui.

Um comentário:

  1. Excelente cobertura. Confesso que fiquei com "agua na boca". Quem sabe numa próxima oportunidade a gente participe.

    Parabéns a HDPoint-Pimenta pelo evento.

    ResponderExcluir