terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os mares por onde naveguei - 6a. Parte

Muitos amigos me perguntam como é a vida a bordo de um navio. Como conduzimos os navios em alto mar, como controlamos seus equipamentos, como a carga é transportada. Vamos, inicialmente, falar da propulsão e geração de energia. A grande maioria dos navios em tráfego no mundo, atualmente, utilizam motores de combustão interna, do tipo conhecido popularmente como "motores diesel". Na nomenclatura marítima, são chamados de MCP (Motor de Combustão Principal). Os motores tanto podem ser de ciclos de 2 tempos ou de 4 tempos. Os motores de ciclos de 2 tempos e de baixa ou média rotação (entre 80 e 300 rpm) são mais comuns nos navios de grande porte. Nos navios de pequeno porte, também se utilizam motores de alta rotação (acima de 900 rpm).


Eixo de manivela de um MCP



A propulsão com turbinas a vapor ainda é usada nos navios de grande porte, especialmente nos navios que transportam Gás Natural Liquefeito (LNG Carriers). Os gases são usados, inclusive, para alimentar as caldeiras que produzem o vapor necessário para as turbinas de propulsão.
Turbinas marítimas
Turbinas marítimas


A potência dos motores marítimos variam de acordo com o tamanho e a velocidade de cruzeiro dos navios que propulsionam. O maior motor marítimo em existência, atualmente, é um Wartsila-Sulzer Super Ship Engine, de 14 cilindros em linha e 108.920 BHP. Este motor equipa os maiores navios porta-container da atualidade, da classe "Emma Maersk", capaz de transportar até 14.000 containers.
MCP Sulzer de 12 cilindros


MCP já instalado a bordo
Além dos MCPs (motores principais), os navios são equipados com MCAs (motores auxiliares) que geram a energia elétrica consumida à bordo. Especialmente nos navios porta-containers, o consumo de energia elétrica é muito elevado, devido à necessidade de alimentar as máquinas de refrigeração dos containers frigoríficos, usados em grande escala no mundo, para transportar proteína animal (carne bovina, suína, subprodutos) e frutas. Os MCAs são acoplados a grande geradores, que fornecem a energia elétrica necessária à bordo.

Em geral, os navios de médio e grande porte tem 3 MCAs. Outros, além dos MCAs, contam com um gerador acoplado ao eixo de MCP, que gera energia elétrica durante o tempo de travessia marítima, com óbvia economia de combustível.

MCP de 9 cilindros
O combustível mais usado a bordo de navios é o IFO 380 (Intermediate Fuel Oil), que é uma de gasoil com óleo pesado e com viscosidade de 380 Centistokes (como referência, água tem uma viscosidade de 1,0038 Centistokes). Por ser muito viscoso, este tipo de combustível tem que ser aquecido antes de ser injetado nos cilindros do motor. O IFO 380 é o combustível normalmente usado no MCP.
Sala de Controle da Praça de Máquinas
Já os motores auxiliares, podem ser alimentados com MDO (Marine Diesel Oil), que também é uma mistura de gasoil com óleo pesado, mas com um percentual maior de gasoil do que o IFO.
O gasoil, também conhecido como MGO (Marine Gas Oil) é um destilado de petróleo, com características bem parecidas com o óleo diesel usado em motores industriais e automotivos.

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