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MCP Sulzer de 12 cilindros |
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MCP já instalado a bordo |
Além dos MCPs (motores principais), os navios são equipados com MCAs (motores auxiliares) que geram a energia elétrica consumida à bordo. Especialmente nos navios porta-containers, o consumo de energia elétrica é muito elevado, devido à necessidade de alimentar as máquinas de refrigeração dos containers frigoríficos, usados em grande escala no mundo, para transportar proteína animal (carne bovina, suína, subprodutos) e frutas. Os MCAs são acoplados a grande geradores, que fornecem a energia elétrica necessária à bordo.
Em geral, os navios de médio e grande porte tem 3 MCAs. Outros, além dos MCAs, contam com um gerador acoplado ao eixo de MCP, que gera energia elétrica durante o tempo de travessia marítima, com óbvia economia de combustível.
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MCP de 9 cilindros |
O combustível mais usado a bordo de navios é o IFO 380 (Intermediate Fuel Oil), que é uma de gasoil com óleo pesado e com viscosidade de 380 Centistokes (como referência, água tem uma viscosidade de 1,0038 Centistokes). Por ser muito viscoso, este tipo de combustível tem que ser aquecido antes de ser injetado nos cilindros do motor. O IFO 380 é o combustível normalmente usado no MCP.
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Sala de Controle da Praça de Máquinas |
Já os motores auxiliares, podem ser alimentados com MDO (Marine Diesel Oil), que também é uma mistura de gasoil com óleo pesado, mas com um percentual maior de gasoil do que o IFO.
O gasoil, também conhecido como MGO (Marine Gas Oil) é um destilado de petróleo, com características bem parecidas com o óleo diesel usado em motores industriais e automotivos.
incrivel, muito boa essas informaçoes
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