quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Perigo da Estrada Está Na Sua Cabeça

Estava conversando com amigos sobre as estradas que constituem desafios para os motociclistas.
Nos Estados Unidos, todos falam com muito respeito, da “Tail of the Dragon”, aquela parte da estrada US 129 no Estado do Tennessee que tem 318 curvas em 18 Km.
Aquí no Brasil temos a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, e o Rastro da Serpente, na divisa entre Paraná e S.Paulo, na BR -476.
E, quase sempre, se mencionam estas estradas como trechos “perigosos”.
De certa forma, a maioria de nós achamos que estes desafios tem que ser enfrentados e muitos do nós já fizemos um ou outro, enquanto alguns já enfrentaram os três.
Eu ainda não passei pelo “Tail of the Dragon”, mas isto programado na minha agenda de recém-aposentado. Talvez depois da viagem New York/Los Angeles, pela Route 66, que estou planejando fazer com a Harley Tours de Curitiba, em Julho.
Mas, na minha opinião, não existe uma estrada perigosa. Na realidade, todas as estradas são perigosas, se o motociclista não está pilotando dentro dos limites de sua habilidade e da capacidade de sua motocicleta. Até uma volta no quarteirão pode ser perigosa.
Claro, você pode dirigir com segurança e dentro dos seus limites e, ainda assim, ter um acidente por causa de um mau motorista ou outro motociclista desatento. Mas isto pode acontecer numa estrada sinuosa, como as três que mencionei acima, ou em plena Rodovia dos Bandeirantes, na Castelo Branco ou na Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Mas a culpa não é da estrada e sim das pessoas que a usam.

Serra do Rio do Rastro, SC.
Quando fui descer a Serra do Rio do Rastro, estava um pouco apreensivo com tudo que havia escutado a seu respeito.
Na véspera, tínhamos passado pela Estrada das Neves, de pista simples, com vento lateral intenso, chuva e temperatura ao redor dos 10º Celsius. Mas no dia da descida, o tempo estava bom, com ótima visibilidade.
A minha impressão foi de que descer a Serra do Rio do Rastro não é difícil; difícil é descer os quatro andares da garagem – em espiral – do edifício onde moro. E faço isso várias vezes por dia!
Se você está pilotando acima da sua capacidade e habilidade ou forçando sua motocicleta acima de seus limites, tenho certeza que estará tenso e não estará curtindo o passeio ou a viagem. De alguma forma a pressa, seus colegas ou o seu ego devem estar pressionando para pilotar assim. A culpa, com certeza, não é da estrada.
Portanto, quando se sentir amedrontado por uma estrada, lembre-se que quem está pilotando sua motocicleta é você. A estrada é só o pedaço do planeta Terra, que você precisa para desfrutar a sensação de pilotar sua motocicleta.
Pilote com segurança, sempre. E enfrente estes e outros desafios, com tranquilidade.

2 comentários:

  1. Wilson, parabéns pelos seus comentários. Como proprietário e apaixonado pela HD, tomei a liberdade de copiar no meu Facebook o tópico ATENÇÃO. Um abraço. Sergio Devos

    ResponderExcluir
  2. Show a materia ja passei pelo rastro da serpente e apesar dos caminhoes é o maior barato !

    ResponderExcluir