Quando uma motocicleta é mais estável?
Quando seu peso está distribuído por igual entre os eixos traseiro e dianteiro, com o motor impulsionando, sem aumentar a velocidade e em linha reta.
Acelerar para aumentar a velocidade, numa curva, diminui a estabilidade da motocicleta. Deixar que a velocidade diminua demais, também causa perda de estabilidade.
Pilotar em curvas é o que nos leva a um novo patamar de satisfação no motociclismo. É uma sensação muito agradável e pilotar numa estrada sinuosa dá mais prazer do que numa estrada reta e entediante.
Infelizmente, muitos motociclista tem problemas em fazer curvas ou, por ignorar os princípios que regem este momento, acabam se envolvendo em acidentes.
Se você acelerar forte e mudar a direção ao mesmo tempo, corre o risco de estar exigindo demais da capacidade de tração e aderência do pneu. Se você perder tração, perde o controle da direção. Para obter o máximo de controle nas curvas, evite alterar sua velocidade ao mesmo tempo que altera a direção.
No momento em que a motocicleta entra numa curva, a mudança da direção diminui a velocidade, em função da conjugação das forças centrípeda (em direção ao centro do raio da curva, provocado pela lei da gravidade) e centrífuga (para fora do centro do raio da curva, em função da velocidade). Se você mantiver a mesma aceleração constante em que vinha, perderá velocidade e o peso da moto mudará para a o eixo dianteiro, afetando a estabilidade.
Você consegue melhor estabilidade mantendo uma velocidade constante. Acelere só o suficiente para compensar a perda de velocidade (pelas razões acima). O quanto necessitará acelerar é uma questão de sensibilidade, mas seu objetivo é manter a mesma velocidade com que entrou na curva, não aumentá-la.
Pratique e desenvolva sua sensibilidade em curvas menos exigentes e vá melhorando sua capacidade de julgamento. Sempre olhe para onde você quer chegar. Jamais tire os olhos da estrada para verificar o velocímetro.
Se necessitar “deitar” na curva e aumentar a velocidade ao mesmo tempo, use o acelerador com cuidado para manter a motocicleta dentro da capacidade de tração e aderência do pneu.
Pontos importantes:
- Entre na curva com uma velocidade consistente com sua capacidade de frear, levando em consideração as condições da pista e a presença de outros veículos.
- Mantenha uma velocidade constante durante a curva.
- Quanto maior a aceleração, maior o raio necessário para fazer a curva, pois a força centrífuga será maior que a força centrípeda, exigindo raios de curva maiores.
- Use o acelerador com cuidado, evitando oscilações na aceleração, o que pode causar derrapagens.
- Observe a pista para sinais que podem causar derrapagens (pista molhada, óleo na pista, asfalto escorregadiço) e ajuste sua velocidade de acordo, antes de começar a curva.
Recomendo, também, a leitura da postagem no blog do Wolfmann: http://wolfmann-hd.blogspot.com/2009/05/fazendo-curvas.html
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