Ultrapassagem em rodovia duplicada, ainda que seja uma operação mais simples do que ultrapassar em estradas de mão-dupla, requer muita atenção, para que possa ser executada com segurança.
Em primeiro lugar, deve-se ter cuidado com as seguintes condições, muito comuns nas rodovias brasileiras:
- Veículo mais lento, saindo para a faixa da esquerda, à sua frente
- Veículo mais rápido, vindo atrás de você
As velocidades médias mais altas, em rodovias duplicadas, torna necessário maiores cuidados antes de se fazer qualquer manobra que implique em troca de faixa de rolamento.
A atitude mais correta e segura é estar ciente, a todo momento, do que está ocorrendo à sua volta. Tanto no que concerne aos veículos à sua frente (na faixa de ultrapassagem ou na faixa da direita), como o que ocorre com o tráfego que vem atrás.
Para isto, a constante verificação do tráfego, através dos retrovisores, é uma rotina de segurança que deve ser empregada a todo momento. Claro que isto não se aplica somente quando vamos ultrapassar outro veículo.
Constantemente verifique se não há nenhuma interrupção na pista da direita, antes de ultrapassar outro veículo, pois este pode ter que mudar de faixa na sua frente. Especial atenção deve ser exercida próximo de cruzamentos ou viadutos com saídas e acessos à rodovia.
Preste atenção nos sinais, não explícitos, de intenção de ultrapassagem, de outros veículos. Tais sinais podem ser, entre outros:
- Velocidade relativa (aumento ou redução)
- Movimentos de cabeça do condutor
- Movimentos do corpo (motociclistas)
- Movimento inicial do veículo
Muitas vezes pode-se notar todos os sinais acima, antes que o condutor do outro veículo ligue a seta luminosa, indicando sua intenção.
É comum um condutor iniciar uma mudança de direção, antes de ligar a sinalização correspondente e, às vezes, faz a manobra sem dar qualquer indicação luminosa.
Cuidado especial deve ser observado quando ultrapassando veículos longos (bi-trens, carretas compridas, etc.), pois pode haver um veículo menor entre duas carretas e este veículo pode mudar de faixa abruptamente, à sua frente.
Conforme comentado pelo Wolfmann (http://wolfmann-hd.blogspot.com/), "um detalhe que muitas vezes passa despercebido é o espaço existente entre o cavalo e a carreta nos caminhões longos. Nesse espaço é comum a rajada de vento lateral, que muitas vezes pega o piloto desprevenido, pois já antecipa a manobra para entrar na frente do cavalo e esquece da turbulência que existe nesse espaço."
Não ultrapasse sem ter certeza que que está vendo os veículos trafegando na faixa da direita e os que estão entre duas carretas ou caminhões pesados.
Sempre indique claramente sua intenção!
É muito importante que os outros veículos saibam de sua presença (luzes acessas, sinalização acionada antes de fazer a manobra), especialmente em velocidades mais elevadas.
Às vezes um lampejo com a luz alta é recomendável, mas dê tempo do outro condutor reagir à sua solicitação de ultrapassagem.
Jamais force uma ultrapassagem, em qualquer situação.
Um detalhe que muitas vezes passa despercebido é o espaço existente entre o cavalo e a carreta nos caminhões longos.
ResponderExcluirNesse espaço é comum a rajada de vento lateral que muitas vezes pega o piloto desprevenido pois já antecipa a manobra para entrar na frente do cavalo e esquece da turbulência que existe nesse espaço.
Sei que as nossas HDs são pesadas, mas mesmo assim os sustos acontecem. Não custa estar preparado.
Wolfmann,
ResponderExcluirbem lembrado. Vou editar a postagem e acrescentar seu comentário.
Não sei se é correto, mas como condutor experiente nas estradas, é importante lembrar que quem esta ultrapassando é que calcula a velocidade, distancia e tempo.
ResponderExcluirDestarte, se o veiculo da frente tentar ajudar reduzindo a velocidade, pode acabar atrapalhando uma vez que, o condutor que estiver ultrapassando tente retornar ao seu lugar de origem. O correto para quem está sendo ultrapassado é manter sua velocidade normalmente.