quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Uma chave Allen de 4 mm

Todo mundo sabe o que é uma chave Allen. Mas talvez poucas pessoas saibam por que é chamada de chave Allen (veja abaixo) e o que isto tem a ver com o título desta postagem.

Vou contar: no início dos anos 1980 eu comecei a voar aeromodelos classificados "Giant Scale", assim definidos aqueles que eram construídos em escala 25% (ou 1/4) do tamanho do protótipo. 

Por uma razão que não me lembro, precisei prolongar uma chave hexagonal (Allen) em 10 cm, para instalar o motor do aeromodelo na parede de fogo. Procurei nas lojas de ferragens de Niterói, onde eu morava na época, e não consegui encontrar uma chave mais longa.

Então pedi ao meu pai para fazer o prolongamento. Ele cortou uma haste redonda de aço na medida necessária, cortou a ferramenta, soldou o conjunto e resolveu meu problema. 

Quase 40 anos depois, desmontando um motor DLE 55 do meu amigo Alexandre Aguirre, para trocar um rolamento, usei a chave para soltar os parafusos do cilindro. O Alexandre comentou sobre o aumento da haste na chave e eu lhe contei a história.

Para minha surpresa, uma das soldas quebrou naquele momento (!).

Eu poderia ter jogado tudo no lixo e comprado uma ferramenta nova. Mas não consegui nem pensar nesta possibilidade.

Levei a chave até uma ferraria perto de casa e R$20 depois, estava com a chave em condição de uso, de novo.

O "seu" Octacílio Roque deve estar contente, lá no céu, sabendo que a chave que alongou para mim continuará me prestando bons serviços!


Mas, por que as chaves hexadecimais são chamadas de "chave Allen"?

O parafuso com cabeça hexagonal foi desenvolvido na segunda metade do século 19, para substituir o parafuso de fenda, mas sua produção só foi iniciada no início do século 20.

Em 1909, William G. Allen patenteou um método de conformação de cabeças de parafuso a frio, usando uma matriz hexagonal, recebendo  a patente U.S. 960.244, nos Estados Unidos. Anúncios publicados para o "parafuso de ajuste de segurança Allen", fabricado pela Allen Manufacturing Company  - Hartford, Connecticut – foram veiculados já em 1910. O modelo Allen é uma marca registrada da empresa, que existe até hoje.

Anúncio de um jogo de parafusos Allen,
publicado em 1913.



Dimensionamento

As chaves hexadecimais são medidas entre os apartamentos (AF - across flats), que é a distância entre dois lados opostos (paralelos) do hexágono.

Os tamanhos no sistema métrico padrão são definidos na ISO 2936: 2014 "Ferramentas de montagem para parafusos e porcas - chaves hexagonais", também conhecidas como DIN 911, e medidas em milímetros e são:

  • 0,.7, 0,9, 1,0, 1,25, 1,3, 1,5 mm;
  • 2 a 6 mm em incrementos de 0,5 mm;
  • 7 a 22 mm em incrementos de 1 mm;
  • 24, 25, 27, 30, 32, 36, 42 e 46 mm.




Alguns recursos das chaves hexadecimais:

  • A ferramenta é simples, pequena e leve.
  • As superfícies de contato do parafuso ou prisioneiro são protegidas de danos externos.
  • Existem seis superfícies de contato entre o parafuso e a chave.
  • Cabeças de parafusos muito pequenas podem ser fabricadas.
  • A ferramenta permite o uso de parafusos com cabeça e sem cabeça (tipo estojo).
  • O parafuso pode ser segurado pela chave enquanto é inserido em seu orifício.
  • O torque aplicado ao parafuso é limitado pelo comprimento e espessura da chave.
  • A ferramenta é de fabricação barata, portanto, pode ser incluída com produtos que requerem montagem pelo usuário final.
  • Qualquer uma das extremidades da ferramenta pode ser usada para aproveitar o alcance ou o torque.
  • A ferramenta pode ser recondicionada lixando a extremidade desgastada.
Para mim é o melhor tipo de parafuso e o mais fácil de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário