quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Rebocador portuário totalmente operado por controle remoto (R/C)

 

Um acordo foi assinado em fevereiro de 2021 para desenvolver o primeiro rebocador totalmente controlado por controle remoto do mundo.

O acordo foi assinado entre a operadora global de rebocadores Svitzer (subsidiária do grupo A.P.Moller-Maersk), a empresa de tecnologia marítima Kongsberg Maritime e a sociedade de classificadora American Bureau of Shipping (ABS). Juntos, desenvolverão o RECOTUG ™, planejado para ser um rebocador portuário totalmente controlado remotamente, capaz de realizar operações completas a partir de um centro de operações remoto.

O rebocador será operado pela Svitzer, com a Kongsberg fornecendo o sistema de controle remoto, tecnologia autônoma e integração. O ABS fará a classificação técnica naval (acompanhamento  e aprovação do projeto e da construção, inclusive) necessária para obter a aprovação das autoridades marítimas. Depois de construído, o rebocador vai operar no porto de Copenhague, Dinamarca.

"Embora ainda estejamos muito longe de ver rebocadores operados remotamente sem tripulação a bordo em operação comercial, não há dúvida de que a autonomia avançada está progredindo rapidamente em toda a indústria marítima", disse Ingrid Uppelschoten Snelderwaard, COO da Svitzer.

O projeto é uma continuação de uma parceria de 2017 entre a Svitzer e a Kongsberg Maritime (então Rolls-Royce Marine) que envolveu testes de operações por controle remoto usando o rebocador “Svitzer Hermod”, em Copenhagen. A demonstração incluiu manobras não específicas de reboque, como atracação e desacoplamento e manuseio básico de navios.

Rebocador portuário "Svitzer Hermod"

“Começamos com um reboque e exploramos a partir daí como aproveitar melhor a tecnologia, melhorar a segurança e a eficiência e atender à demanda de nossos clientes por serviços confiáveis ​​e econômicos, no futuro. A tecnologia está mudando nossas vidas em geral e, na Svitzer, queremos influenciar e conduzir como a tecnologia transformará o reboque com o tempo. A segurança vem em primeiro lugar e todo o projeto depende de ter segurança implícita ”, disse Snelderwaard.

 “A Kongsberg Maritime é líder no mercado de autonomia marítima e está envolvida em vários projetos que definem os sistemas de controle remoto e autônomo de embarcações no futuro; este empreendimento leva esse projeto inovador um passo adiante, integrando as tecnologias-chave em um novo contexto de operação ”, acrescentou Egil Haugsdal, presidente da Kongsberg Maritime.

Fonte: Portal gCaptain

Sociedades Classificadoras são empresas, entidades ou organismos reconhecidos internacionalmente para atuarem em nome da Autoridade Marítima na regularização, controle e certificação de embarcações nos aspectos relativos à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição ambiental.

As maiores e mais antigas Sociedades Classificadoras são o Lloyd’s Register o Shipping (fundado em 1760), Bureau Veritas (1828), American Bureau of Shipping (1862) e o Det Norsk Veritas Germanisher Lloyd (1864).

A Autoridade Marítima Brasileira (AMB), exercida pelo Comandante da Marinha (CM), possui competência para o trato dos assuntos que cabem à Marinha do Brasil (MB) como atribuições subsidiárias, ou seja, todas aquelas conferidas à MB por norma legal e que não sejam relacionadas com a defesa da pátria e a garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, como estabelecido na Constituição Federal.

É exercida pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), subordinada à Diretoria Geral de Navegação, com a responsabilidade de elaborar normas no âmbito das suas atribuições, administrar o Sistema de Ensino Profissional Marítimo e suas atividades correlatas e realizar atividades técnicas normativas e de supervisão relativas à gestão ambiental das Organizações Militares da Marinha do Brasil, a fim de contribuir para a segurança do tráfego aquaviário, a prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar. 

A Autoridade Marítima Brasileira representa o país junto à Organização Marítima Internacional.

A Organização Marítima Internacional (IMO) é uma agência especializada das Nações Unidas, responsável por medidas para melhorar a segurança e proteção da navegação internacional e prevenir a poluição dos navios. Também está envolvida em questões legais, incluindo questões de responsabilidade e compensação e a facilitação do tráfego marítimo internacional. Foi estabelecido em uma Convenção adotada sob os auspícios das Nações Unidas, em Genebra, em 17 de março de 1948, com o nome de Inter-Governamental Maritime Consultative Organization (IMCO), tendo mudado o nome parar International Maritime Organization em 1982. Sua sede é em Londres, Reino Unido.


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