segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Hangar 9 de Havilland Tiger Moth 1/4 Escala


Neste sábado, 1/8/2020, fiz o primeiro voo com meu novo aeromodelo.

É um de Havilland Tiger Moth na escala 1/4.


O aeromodelo é um kit ARF produzido pela Hangar 9 de 2002 até 2015. Hoje em dia é muito difícil encontrar o kit para compra.

Meu amigo Max Deliberador, atual presidente do Clube Fênix de Radiomodelismo, aqui de Curitiba, conseguiu o kit há algum tempo. A montagem foi feita pelo Oscar "Batata" Hoffmann e finalizada pelo próprio Max.

O aeromodelo teve seu voo inaugural no Fênix, no final de 2019 e eu tive a oportunidade de registrar:


No total foram realizados 4 voos e o aeromodelo ficou parado desde então.

No final de julho o Max decidiu fazer um 5S na sua oficina e vender alguns aeromodelos, colocando o Tiger Moth para venda. Minha esposa Rô estava procurando um aeromodelo escala para me presentear no meu aniversário. Bingo!

Ajustando os controles das superfícies de comando.
Estava muito frio para trabalhar na garagem!
Características do aeromodelo:
  • Comprimento: 1,83 m
  • Envergadura: 2,24 m
  • Peso: 7 kg
  • Motor: DLE 30 cc
  • Servos: 7 x Spektrum High Torque Metal Gear A6150
  • Rádio-controle: Graupner mz-32
  • Receptor:  Graupner GR-24
  • Baterias: 2x LiFe 2100 mAh
Acrescentei um piloto adequado ao estilo da época. Ficou legal.


Fiz o primeiro voo no sábado, dia 1 de agosto. O dia estava muito bonito, com vento tranquilo, depois de uma semana de chuvas, muito frio e vento forte. A baixa temperatura pela manhã foi compensada por uma tarde com os  termômetros na marca dos 21 graus Celsius. Muito agradável.

O vídeo abaixo mostra como foi:




Excelente aeromodelo. 

Um comentário: