Wienermobile original |
Em 1958, a
companhia Oscar Mayer, maior fabricante de salsichas para cachorro-quente dos EUA, lançou um veículo que se tornou o
símbolo da empresa: o Wienermobile. A coisa ficou tão popular que até o final dos
anos 1980 eles construíram mais nove unidades.
Wienermobile atual |
O nome do designer? Clifford
Brooks Stevens.
E o que ele
tem a ver com a Harley-Davidson Hydra-Glide e com o famoso Willie G.?
Bom, Brooks
Stevens foi um projetista e desenhista industrial que tem em seu portfólio
projetos importantes, de móveis a automóveis, passando por eletro-domésticos,
motocicletas e marcas de grandes empresas americanas.
Jeep Grand Wagoneer 1962, também projetado por Brooks Stevens. |
Já em 1935
ele desenhou a logomarca da cervejaria Miller Brewing, que é usada até hoje
pela Miller.
Já em 1941
ele havia criado o protótipo do primeiro snowmobile, o veículo de uso
na neve que continua a ser usado até hoje. Em 1942 projetou um carro de três
rodas, a motoneta Globester em 1947 e o motor de popa Envirude Sportwein em
1949, além dos medalhões dos tanques das
motocicletas Harley-Davidson, começando com a Hydra-Glide.
Patente dos medalhões para tanque de gasolina de motocicletas, 1948 |
1949 Harley-Davidson Hydra Glide |
Quando
Willie G. Davidson se formou em Desenho Industrial na Universidade da
Califórnia-Los Angeles, seu primeiro emprego foi no escritório de desenho
industrial de Brooks Stevens, em Milwaukee.
Em seu
livro “100 Years of Harley-Davidson,” Willie G. conta que sua carreira teve um
início muito importante, trabalhando na Brooks Stevens Industrial Design em projetos de todo tipo; de móveis a motores de lanchas de recreio, incluindo
automóveis Studebaker e Willys.
Em 1963,
Willie G. saiu da Brooks Stevens e ingressou na Harley-Davidson, eventualmente
sendo o responsável pelo Departamento de Projetos da Motor Company até sua aposentadoria.
O resto,
como se diz, é história.
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