segunda-feira, 2 de maio de 2016

Descanse em paz, Capitão Senra

Capitão R/2 José Senra Moreira - 1932-2016
“Harley Davidson é uma paixão, é um vírus”. É assim que o mineiro José Senra Moreira, mais conhecido como capitão Senra, definia sua relação de mais de 60 anos com as motocicletas da marca. O ex-capitão da Polícia do Exército – e que já escoltou autoridades como o presidente Juscelino Kubitschek – deu início a uma longa historia de amor pela Harley-Davidson ainda criança, quando ajudava o pai a lavar suas duas motocicletas da famosa marca americana.

“Por volta dos 14 anos, comecei a me apaixonar pela Harley. Sempre cuidava dela junto com meu pai, sonhando sobre o dia em que poderia desfilar pelas ruas com elas. Aprendi a pilotar no quintal de casa, e por volta dos 18 anos, meu pai me deixou sair com a motocicleta”, lembrou o icônico morador de Belo Horizonte.

Em 1954 Senra entrou para o Exército Brasileiro, depois de assistir às propagandas da época, que traziam soldados pilotando motocicletas Harley-Davidson. “Tive a sorte de começar pilotando a moto americana no Exército. Realizei várias funções no grupamento, e quase todas ligadas ao veículo”, contava ele.

Quando Senra estava servindo na Polícia do Exército, chegou a fazer escoltas para diversas autoridades nacionais e estrangeiras, entre elas a Rainha Elizabeth II, em passagem pelo país na década de 1960. Ele lembrava com orgulho as escoltas que fazia para o ex-presidente Juscelino Kubitschek, na década de 1950.

A paixão pelas motocicletas alcançou a quarta geração da família Senra. “Minha maior alegria, hoje, é ver meus filhos e netos compartilhando o meu hobby. O meu pai começou tudo, mas minha esposa e meus três filhos também gostavam de motocicletas. Agora, minhas duas netas já estão até pilotando. O próprio Willie G., neto de um dos fundadores da Harley-Davidson, chegou a dizer que é difícil encontrar uma pessoa que consiga me superar. A minha vida inteira foi, e ainda é, dedicada às motos da tradicional marca americana”, contou ele em 2015.

A cerveja em sua homenagem, da Cervejaria Bäcker
Fundador do clube Águias de Aço, que reúne apaixonados pelas Harley-Davidson, o Capitão Senra ganhou notoriedade no Brasil, sendo imortalizado com uma cerveja em seu nome, além de inúmeras homenagens. Para ele a mais emocionante se deu no aniversário de 110 anos da Harley-Davidson em 2013. Ele foi escolhido como cliente símbolo da marca no Brasil e homenageado por Bill Davidson, filho do lendário Willie G. e bisneto de William A. Davidson, um dos fundadores da montadora americana.

Bill Davidson homenageou o Capitão Senra.
O capitão Senra não revelava o número de motocicletas do seu acervo, mas contava que distribuiu grande parte delas, ao longo da vida, entre seus filhos. Com mais de 10 motocicletas, ele ainda demonstra entusiasmo ao adquirir outros modelos da marca: “Eu penso em comprar um triciclo da Harley-Davidson. Quem sabe eu ainda não realizo esse desejo?”

Ele foi chamado pelo Nosso Senhor, antes de conseguir isto. Que Deus o tenha em Seu Reino. 

Um comentário:

  1. Belo artigo Wilson! O Capitão foi realmente um grande ícone para todos que curtem Harley..... Ele deixa um grande legado para MG!

    ResponderExcluir