quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Dia Nacional de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. No primeiro ano eles um inverno muito rigoroso e as colheitas foram muito ruins. No ano seguinte, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão. Por ordem do governador da vila, em agradecimento por esta safra, foi marcada uma festa para o início do outono de 1621. Homens de Plymouth mataram patos e perus, que usaram para o jantar, além de outros alimentos, como peixes e o próprio milho. Cerca de noventa índios também participaram do festival, que foi celebrado ao ar livre, com todos sentados em grandes mesas.

Durante muitos anos o Dia de Ação de Graças foi  observado apenas Nova York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

No início da década de 1940, o Congresso dos Estados Unidos, instituiu o Dia de Ação de Graças como feriado nacional, a ser comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro.

Tanto nos Estados Unidos como no Canadá, Dia de Ação de Graças é considerado o feriado familiar mais importante, quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. 

O Dia de Ação de Graças é comemorado com grandes desfiles - como o da Macy’s em New York - que marca o início das Festas de Fim de Ano (Natal e Ano Novo) e com a realização de jogos de futebol. O prato principal do Dia de Ação de Graças é tradicionalmente o peru assado.

Parada da Macy's no dia de Ação de Graças, em New York.
No Brasil, o presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington.

Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração do Dia Nacional de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário