De acordo
com o site da Agencia Nacional para a Segurança nas Rodovias, dos EUA (NHTSA, pela sigla em inglês), a Harley-Davidson está convocando os proprietários de 66,421
motocicletas que podem apresentar problemas nos tubos de fluído do freio
dianteiro. A convocação afeta todos os modelos Touring e CVO 2014 equipados com
freios ABS, pois há a possibilidade dos tubos do sistema de freios dianteiros
serem comprimidos indevidademente entre o tanque de combustível e o quadro da
motocicleta.
Os modelos
incluídos na convocação são: Electra Glide Ultra Limited, Electra Glide Ultra
Classic, Street Glide, Road King, CVO Limited e CVO Road King. Os modelos Police
e Shrine também foram afetados, assim como as versões da Electra Glide Ultra
Classic e Road King produzidas para mercados fora dos EUA.
De acordo com
documentos divulgados pela NHTSA, os tubos de freio dianteiro podem ser
comprimidos, aumentando a pressão hidráulica do fluído. Isto pode causar um
travamento da roda dianteiro e provocar um acidente.
O problema
foi inicialmente descoberto em 11 de Setembro de 2013, quando um tubo esmagado
foi encontrado na parte de trás do tanque de conbustível de uma motocicleta
policial que estava fazendo revisão. Durante um mês, a Harley-Davidson recebeu
6 chamados de garantia relacionados a esmagamento dos tubos de fluído de freio.
Em 14 de Outubro de 2013, a HDMC começou a colocar uma braçadeira plástica nos
tubos de freio, durante a montagem das motocicletas em sua fábrica de York, PA,
para evitar que os tubos fossem comprimidos. No início de Novembro de 2013, a
Motor Company estava convencida de que o problema fora solucionado.
Alguns
meses depois, a Harley-Davidson descobriu outro esmagamento nos tubos de freio,
durante uma inspeção aleatória, de rotina, em motocicletas montadas na fábrica
de York. A compressão havia ocorrido alguns centímetros adiante do ponto que
havia sido detectado inicialmente. Assim a HDMC passou a colocar outra
abraçadeira plástica na nova localização.
Em 12 de Maio
de 2014, a Harley-Davidson já tinha acumulado 39 pedidos de garantia
relacionados ao esmagamento de tubos de freios. Quatro destes casos haviam
provocado acidentes, com uma pessoa ligeiramente ferida em um deles. No dia 20
de Maio outro acidente ocorreu, com ferimentos leves no piloto. Depois de
analisar os casos, a Harley-Davidson decidiu fazer a convocação de todas as
motocicletas Touring e CVO com potencial de apresentar o problema.
Segundo os
documentos da NHTSA, os concessionários Harley-Davidson farão a inspeção nas
motocicletas, substituindo os tubos que estivem afetados e/ou instalando uma ou
duas abraçadeiras plásticas, como for necessário. Não haverá custo para os
proprietários.
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