sábado, 19 de maio de 2012

O Pensamento de Willie G.

O que pensa Willie G. sobre . . .


. . . a divisória entre a fluidez mecânica e a tecnologia necessária nas motocicletas modernas:

"Quando penso em moto ciclo, estas duas palavras, isto é na realidade um motor e rodas. Algumas das motocicletas mais bonitas já construídas eram motos de trilha, só um motor e um par de rodas. A funcionalidade tem que liderar, mas o que é bacana a respeito da Harley-Davidson é que os engenheiros trabalham lado-a-lado com a minha equipe, de forma que podemos ter a melhor combinação que é visualmente agradável e que cumpre com os critério técnicos da funcionalidade. Assim, coisas necessárias são incluídas no projeto da motocicleta. O ABS, colocado no centro do eixo da roda da frente é um bom exemplo. Ele foi minimizado de forma a não estragar a beleza da roda dianteira da motocicleta."


. . . refrigeração a líquido no futuro da Harley-Davidson:

"Não posso dizer o que vai acontecer nos novos modelos, mas há certas vantagens num motor refrigerado a líquido. Nós sabemos disso. Mas há certos detalhes que tornam uma Harley-Davidson reconhecida, amada e desejada pelas pessoas. Nós queremos manter este visual. Uma V-Rod não precisa ter os cilindros expostos. O motor poderia parecer com uma bomba dágua. Mas não é. É um motor muito bonito, não é mesmo? Se você tiver que fazer a transição, tem que ser algo que mantenha o espírito. Você não pode passar do redondo para o quadrado. Um radiador é uma peça muito difícil de disfarçar num projeto, mas conseguimos escondê-lo na V-Rod e de uma forma bem suave. Como projetistas, podemos seguir por qualquer caminho, mas temos que ser muito cuidadosos."

. . . a Sportster:

"É uma Harley-Davidson clássica. Nos leva a 1957. Tem um grande valor. Nós a reinventamos várias vezes. Tenho orgulho do nosso departamento e da nossa habilidade em pegar esta motocicleta clássica e mantê-la atual. Dê uma olhada no que fizemos nos últimos seis, sete anos; o resultado é ótimo. Alguns modelos ficaram mais simples, outros mais clássicos, parecidos com motos construídas na garage de casa. A Seventy-Two nos leva ao visual dos anos 1960 e 1970. Tudo é questão de como você combina as partes, sem perder o conteúdo."


. . . a Harley-Davidson e os modelos antigos:

"Muitas pessoas perguntam se voltaremos a fazer uma Knucklehead ou alguma coisa do gênero. Temos que nos lembram que aquelas Knuckle e Panheads não tinham os detalhes que temos hoje. Eu tenho algumas dessas motocicletas antigas em casa e gosto muito delas, mas não podemos duplicá-las, hoje, pois não teremos como satisfazer certas exigências que não existiam naqueles tempos. Temos que continuar a reinventar nossas motocicletas. Elas tem que cumprir com as exigências modernas, sem perder a magia, a paixão, que despertam."

. . . a V-Rod e o desvio deliberado da tradição:

"As V-Rods são grandes motocicletas. O motor é uma maravilha. Não conseguimos produzí-las em número suficiente para atender o mercado latino-americano. Estas motocicletas são valiosas para nós pois, para ser uma empresa viável, temos que continuar a atrair novos clientes. Volume de vendas e resultado positivo é o que mantém uma empresa no mercado, assim temos que continuar inventando coisas novas e, ao mesmo tempo, manter aquilo que é nossa tradição de quase 110 anos. Motores refrigerados à ar representam o nosso maior volume. Por isso, temos que ter muito cuidado ao tentar coisas diferentes."

Parte de alguns depoimentos de Willie G. Davidson na imprensa especializada, depois do anúncio de sua aposentadoria. Willie G. foi o cérebro por trás da recuperação da Harley-Davidson e o responsável pelo projeto das motocicletas de maior sucesso mundial.

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