domingo, 22 de janeiro de 2012

Uma Alternativa ao Harley-Davidson Trike


Quem acompanha este blog sabe que a Harley-Davidson Tri Glide Ultra Classic é o meu sonho de consumo e há varias postagens sobre ela aqui.

2012 Harley-Davidson FLHTCUTG Tri Glide® Ultra Classic®
Entretanto, há uma etapa intermediária que pode ser uma alternativa mais barata e menos complicada de realizar, especialmente no país da burocracia. Trata-se do LegUp LandinGear, um artefato que ajuda a manter uma motocicleta touring na vertical, quando parada ou em baixíssima velocidade. É instalado como um descanso central e não há necessidade de alteração na documentação da motocicleta.


Desenvolvido pela Choper Design Services, de Longwood, Florida, o dispositivo permite a parada da motocicleta sem a necessidade de se por os pés no chão, ainda que isto seja altamente recomendável.

Com o pedido de patente já realizado e aguardando aprovação, o LegUp LandinGear é baseado num sistema computarizado, centrado em um atuador elétrico linear que baixa, ao simples toque de um botão, duas pernas com rodas acionadas por um mecanismo com molas.


O sistema permite que estas rodas auxiliares sejam baixadas quando a velocidade for menor que 10 mph (16 km/h) e equilibrar a motocicleta sem que o piloto tenha que colocar os pés no terreno e manter a motocicleta equilibrada com a força de suas pernas.

Claro que o piloto ainda usará os pés, mas o mecanismo diminuirá o esforço necessário para equilibrar a motocicleta.

As rodas auxiliares são retraídas automaticamente quando a motocicleta se movimenta. Ou pode ser recolhida pelo piloto, a qualquer momento. O mecanismo também ajuda a fazer curvas em baixa velocidade, mesmo em terreno irregular, com um sistema semi-automático.


O conjunto é alojado de baixo do quadro a motocicleta, logo abaixo dos alforges (no caso de Ultra Glide) e não interfere em qualquer manobra, mantendo a mesma distância do solo, original.


O mecanismo está em produção desde 1999, com centenas de unidades instaladas em motocicletas touring de várias marcas.


O preço é US$3.000,00, nos Estados Unidos (mais taxas) e o custo de instalação, lá, é de US$400 para motocicletas Harley-Davidson e US$600 para a Honda Gold Wing.

4 comentários:

  1. tem um bocado de gente aqui no Rio que vai se animar a comprar a Ultra agora.

    ResponderExcluir
  2. É melhor economizar e comprar uma Tri Glide.

    Eu não compraria nem instalaria isso na minha moto.

    Em compensação, andaria muito macho em cima da Tri Glide!!

    Guilherme

    ResponderExcluir
  3. Temos aqui no Brasil representante de venda deste produto? Interessada.

    ResponderExcluir