Quem
acompanha este blog sabe que a Harley-Davidson Tri Glide Ultra Classic é o meu sonho de consumo e há varias postagens sobre ela aqui.
2012
Harley-Davidson FLHTCUTG Tri Glide® Ultra Classic®
|
Entretanto,
há uma etapa intermediária que pode ser uma alternativa mais barata e menos
complicada de realizar, especialmente no país da burocracia. Trata-se do LegUp
LandinGear, um artefato que ajuda a manter uma motocicleta touring na vertical,
quando parada ou em baixíssima velocidade. É instalado como um descanso central e não há necessidade de alteração na documentação da motocicleta.
Desenvolvido
pela Choper Design Services, de Longwood, Florida, o dispositivo permite a
parada da motocicleta sem a necessidade de se por os pés no chão, ainda que isto
seja altamente recomendável.
Com o
pedido de patente já realizado e aguardando aprovação, o LegUp LandinGear é
baseado num sistema computarizado, centrado em um atuador elétrico linear que
baixa, ao simples toque de um botão, duas pernas com rodas acionadas por um mecanismo com
molas.
O sistema
permite que estas rodas auxiliares sejam baixadas quando a velocidade for menor
que 10 mph (16 km/h) e equilibrar a motocicleta sem que o piloto tenha que
colocar os pés no terreno e manter a motocicleta equilibrada com a força de
suas pernas.
Claro que o
piloto ainda usará os pés, mas o mecanismo diminuirá o esforço necessário para
equilibrar a motocicleta.
As rodas
auxiliares são retraídas automaticamente quando a motocicleta se movimenta. Ou
pode ser recolhida pelo piloto, a qualquer momento. O mecanismo também ajuda a
fazer curvas em baixa velocidade, mesmo em terreno irregular, com um sistema
semi-automático.
O conjunto
é alojado de baixo do quadro a motocicleta, logo abaixo dos alforges (no caso
de Ultra Glide) e não interfere em qualquer manobra, mantendo a mesma distância
do solo, original.
O mecanismo
está em produção desde 1999, com centenas de unidades instaladas em
motocicletas touring de várias marcas.
O preço é US$3.000,00, nos Estados Unidos (mais taxas) e o custo de instalação, lá, é de US$400 para motocicletas Harley-Davidson e US$600 para a Honda Gold Wing.
tem um bocado de gente aqui no Rio que vai se animar a comprar a Ultra agora.
ResponderExcluirÉ melhor economizar e comprar uma Tri Glide.
ResponderExcluirEu não compraria nem instalaria isso na minha moto.
Em compensação, andaria muito macho em cima da Tri Glide!!
Guilherme
Temos aqui no Brasil representante de venda deste produto? Interessada.
ResponderExcluirNão que eu saiba, Déa.
Excluir