domingo, 22 de janeiro de 2012

Uma Alternativa ao Harley-Davidson Trike


Quem acompanha este blog sabe que a Harley-Davidson Tri Glide Ultra Classic é o meu sonho de consumo e há varias postagens sobre ela aqui.

2012 Harley-Davidson FLHTCUTG Tri Glide® Ultra Classic®
Entretanto, há uma etapa intermediária que pode ser uma alternativa mais barata e menos complicada de realizar, especialmente no país da burocracia. Trata-se do LegUp LandinGear, um artefato que ajuda a manter uma motocicleta touring na vertical, quando parada ou em baixíssima velocidade. É instalado como um descanso central e não há necessidade de alteração na documentação da motocicleta.


Desenvolvido pela Choper Design Services, de Longwood, Florida, o dispositivo permite a parada da motocicleta sem a necessidade de se por os pés no chão, ainda que isto seja altamente recomendável.

Com o pedido de patente já realizado e aguardando aprovação, o LegUp LandinGear é baseado num sistema computarizado, centrado em um atuador elétrico linear que baixa, ao simples toque de um botão, duas pernas com rodas acionadas por um mecanismo com molas.


O sistema permite que estas rodas auxiliares sejam baixadas quando a velocidade for menor que 10 mph (16 km/h) e equilibrar a motocicleta sem que o piloto tenha que colocar os pés no terreno e manter a motocicleta equilibrada com a força de suas pernas.

Claro que o piloto ainda usará os pés, mas o mecanismo diminuirá o esforço necessário para equilibrar a motocicleta.

As rodas auxiliares são retraídas automaticamente quando a motocicleta se movimenta. Ou pode ser recolhida pelo piloto, a qualquer momento. O mecanismo também ajuda a fazer curvas em baixa velocidade, mesmo em terreno irregular, com um sistema semi-automático.


O conjunto é alojado de baixo do quadro a motocicleta, logo abaixo dos alforges (no caso de Ultra Glide) e não interfere em qualquer manobra, mantendo a mesma distância do solo, original.


O mecanismo está em produção desde 1999, com centenas de unidades instaladas em motocicletas touring de várias marcas.


O preço é US$3.000,00, nos Estados Unidos (mais taxas) e o custo de instalação, lá, é de US$400 para motocicletas Harley-Davidson e US$600 para a Honda Gold Wing.

2 comentários:

  1. tem um bocado de gente aqui no Rio que vai se animar a comprar a Ultra agora.

    ResponderExcluir
  2. É melhor economizar e comprar uma Tri Glide.

    Eu não compraria nem instalaria isso na minha moto.

    Em compensação, andaria muito macho em cima da Tri Glide!!

    Guilherme

    ResponderExcluir