quinta-feira, 19 de maio de 2011

Quem Pilota Uma Harley-Davidson?

"Harley-Davidson é motocicleta para velhos!"
Eu já ouví esta expressão uma quantidade de vezes e sempre respondo com um sorriso. Pelo menos se dependesse da minha vontade, eu teria comprado uma Harley quando me formei Oficial da Marinha, lá nos idos de 1967. Não comprei por que não tinha o dinheiro!

Para muita gente, Harleyros são um bando de homens de meia-idade já com os cabelhos grisalhos. Quanto engano . . .

Lí um artigo muito interessante sobre o tema. O articulista, Matt King-editor da revista HOG, informa que a H-D vende mais motocicletas para pessoas com menos de 35 anos do que qualquer outra marca, nos Estados Unidos.

Uma pesquisa conduzida desde 2008, examinou todos os registros de motocicletas vendidas nos EUA acima de 250cc e descobriu que a Harley-Davidson é a marca preferida para jovens adultos entre 18 e 24 anos. Em 2009 a liderança da H-D aumentou ainda mais. Se a pesquisa for para motocicletas acima de 650cc, a liderança da Harley já vem há muito tempo.

Há uma tendência em acreditar que os jovens da atualidade só se interessam por jogos eletrônicos, mas asestatísticas estão provando que não é bem assim. O pessoal de Milwaukee estuda esta tendência, observando o percentual da população americana que pilota motocicletas. A constatação é de que o número de motociclistas entre 18 e 34 anos vem aumentando a cada ano. No Brasil, nem se fala. As motocicletas e motonetas vem vivendo uma explosão de consumo há mais de 10 anos. Estes jovens, que usam as pequenas motocicletas de 125cc a 250cc para ir trabalhar ou estudar, logo serão consumidores de motocicletas de maior porte, com certeza.


Outro fator interessante nas pesquisas conduzidas nos EUA, é sobre motocicletas usadas. Os concessionários Harley-Davidson venderam mais de 200.000 Harleys usadas para adultos com menos de 34 anos, desde 2006 (quando começou a estatística). E este número vem crescendo a cada ano. 94% desses novos motociclistas declararam, nas pesquisas, que vão escolher uma Harley quando forem trocar suas motocicletas. A outra marca considerada foi citada como alternativa por sómente 15%.

Não importa a sua idade ou a marca que você pilota; é sempre bom saber que as novas gerações vão estar dividindo as estradas conosco. E esta convivência - experiência e juventude - só pode ser benéfica para todos.

Um comentário:

  1. Aonde nós moramos, muita gente nem sabe o que é uma "Harley-Davidson". Mas quem sabe, já está optando por Customs como V-Blade, Kasinski, Virago, Shadow... Mas quando eles chegarem numa Harley, aí eles vão ver o que é uma verdadeira Custom.

    ResponderExcluir