sexta-feira, 6 de maio de 2011

Baixas Temperaturas Nas Estradas - Use Luvas Adequadas

As temperaturas continuam a cair, pelo menos aqui no Sul. À medida que nos aproximamos do início do inverno, notamos a necessidade de estarmos preparados para enfrentar as baixas temperaturas, enquanto rodamos com nossas motocicletas.

Um dos itens mais importantes na vestimenta de um motociclista, são as luvas.
Luva de couro com isolamento Gore-Tex
Portanto, considere o seguinte: primeiramente, antes de decidir se uma luva de inverno é adequada, procure entender as diferenças entres os tipos e qualidades existentes no mercado. Faça perguntas, investigue na Internet sobre os materiais utilizados na sua fabricação e, se disponível, relatos feitos pelos especialistas sobre o assunto. Algumas luvas são adequadas para uma pilotagem específica, enquanto outros tipos de luvas podem ser necessárias sómente em determinadas situações.

As luvas completas, que cobrem todos os dedos, são o tipo mais comumente usado pelos motociclistas. Normalmente são compradas no inverno mas podem ser usadas em quase todas as condições de temperatura. Há outras que deixam os dedos à mostra e que são mais adequadas para o verão; mas você precisa ter uma luva completa sempre que for fazer viagens mais longas, para ter uma proteção completa, mesmo com temperaturas mais altas.
Luva em Cordura, com isolamento térmico  Thinsulite
Uma luva completa com certeza vai protegê-lo do frio e da sensação térmica agravada pelo vento originado pelo movimento da motocicleta na estrada. Se a região onde vai rodar apresenta temperaturas abaixo dos 15° C, você vai precisar de uma par de luvas com uma camada de isolamento térmico. Manter suas mãos aquecidas ajuda a ter mais conforto durante a viagem e permite melhor controle das manoplas.

Usar luvas apropriadas para baixas temperaturas evita, também, reações perigosas nos músculos e nervos das suas mãos (especialmente nos dedos), além de diminuir ou eliminar a queimadura provocada por baixas temperaturas. Eu tive uma lesão nos nervos do dedo menor de minha mão direita  provocada por uma pilotagem em baixa temperatura  que levou meses para ser curada.

Os materiais mais conhecidos e aplicados na fabricação de luvas para o inverno são Thinsulate™ e Thermolite™, como isolante térmico e Gore-Tex™ e Aqua-Tex™ como material impermeável, para o caso de chuva. O parte externa das luvas pode ser de materiais variados, mas o couro e a Cordura™ são considerados os mais resistentes à abrasão do asfalto.
Luva com isolamento térmico Thermolite
Além de proteger as suas mãos, as luvas que escolher devem proporcionar uma empunhadura correta e confortável. Uma luva muito rígida ou de espessura muito grande, dificultará os movimentos dos dedos e pode diminuir sua capacidade de atuar no freio e na embreagem de maneira adequada.

Se sua motocicleta puder ser equipada com um sistema de aquecimento de manoplas, considere esta possibilidade, especialmente se você vive nas regiões mais frias do país ou pretende viajar mais ao sul, em montanhas ou regiões sujeitas a neve e geadas.
Eu instalei um sistema de aquecimento de manoplas na minha Ultra Glide e tenho tido excelente resultados nos últimos 2 anos.

Boa sorte e lembre-se: pilote sempre com segurança.

2 comentários:

  1. Wilson,

    Qual luva você utiliza/recomenda impermeável para o dia-a-dia e para viagens em locais frios?

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Leandro,
    no dia-a-dia eu uso uma luva Alpine, comprada aqui.
    No inverno uso uma da RoadGear, com isolamento térmico Thinsulate e Hipora (impermeável). Esta eu comprei nos EUA.

    ResponderExcluir