sábado, 26 de março de 2011

Novas Placas Para Motocicletas

A resolução 372 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, publicada na semana passada, altera o tamanho das placas de identificação de motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclos motorizados, aumentando o seu tamanho.

As placas atuais tem 136 mm de altura e 170 mm de largura, com caracteres de 42 mm.

A partir de Janeiro de 2012, todo veículo novo ou que tenha mudança de município, receberá as novas placas, que serão fabricadas com 170 mm de altura, 200 mm de largura, caracteres de 53 mm e com película refletiva. Um aumento de 33,7%  na área visível da placa.

Segundo o genial Orlando Moreira da Silva (que não é o saudoso sambista Kid Morangueira), presidente do Contran, este aumento no tamanho das placas vai “permitir que os radares e agentes de trânsito possam visualizá-las com mais facilidade.”
O talentoso servidor público não fez qualquer comentário sobre as péssimas condições das ruas, estradas e rodovias brasileiras, nem a respeito das ineficientes sinalizações horizontal e vertical (quando existem) das vias nacionais. Tampouco mencionou a crônica deficiência na segurança pública e no atendimento médico do país.

Mas deve ter dormido como um anjinho naquela noite, sabendo que o “eficiente” governo brasileiro (federal, estadual e municipal) poderá, com mais facilidade ainda, tomar mais dinheiro de seus indefesos cidadãos, sem qualquer obrigação de prestar-lhes serviços em troca.

Cidadãos que continuarão, como os camponeses da Idade Média, sujeitos à rapina insaciável do Estado.
Veja postagens relacionadas aqui e aqui.

3 comentários:

  1. Que ótimo...proximo passo é lançarem um modelo de capacete obrigatório..vendido por quem???
    heheh..que lamentável....
    Enquanto isso em um longínquo país....nada acontece...

    ResponderExcluir
  2. Caro Wilson posso publicar essa matéria em meu blog??? (pode deixar que eu coloco a referencia)..

    Obrigado

    (borges.eduardo@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, pode usar a matéria no seu blog, sem problema.

    ResponderExcluir