terça-feira, 23 de setembro de 2008

O chamado da Primavera

A Primavera chegou e, com ela, aqueles dias maravilhosos que nos convidam para pegar a estrada. Nada melhor que o clima ameno, com sol brilhante, característico das semanas que antecedem o verão. O volume de tráfego aumenta, especialmente nas rotas que levam às praias. Aí, nós motociclistas, temos que aumentar nossa atenção e cuidados ao pilotar. Copiei e traduzí/adaptei os conselhos abaixo, que lí num blog americano (http://roadcaptainusa.com/):
  • Pilote sempre com os faróis acessos. Se sua motocicleta tem faróis auxiliares, mantenha-os ligados.
  • Permaneça longe dos caminhões! Evite a zona cega! Assegure-se que o condutor do veículo na sua frente possa vê-lo pelo retrovisor.
  • Nas pistas de 3 ou mais faixas, trafegue na faixa do centro; isto lhe dá mais opções. Se usar a faixa de ultrapassagem, não permaneça aí! Algum estúpido insistirá em voar para cima de você a 140 km por hora. Cuidado na faixa da direita, também, pois tende a ter a velocidade reduzida quando algum veículo for sair da rodovia.
  • Observe o comportamento dos apressados. Motoristas agressivos são passíveis de mudar de faixa rapidamente, sem prestar muita atenção nos arredores.
  • Não se iluda com os motoristas aparentemente complacentes. Você nunca sabe quando um veículo, que está colado atrás de um caminhão, durante vários minutos, fica impaciente e muda de faixa como um foguete.
  • Pense no fluxo de trânsito como um rio. Qualquer interrupção ou diminuição no fluxo é motivo para aumentar o cuidado e atenção.
  • E finalmente, use a Arte da Mudança "Macia" de Faixa; não mude de faixa bruscamente. Olhe seu espelho retrovisor, acione seu “pisca” na direção correta, cheque outra vez o retrovisor e então faça uma mudança gradual de faixa, com calma. Dê tempo para as pessoas que você não viu, possam reagir adequadamente ao seu movimento. Lembre-se, você não é dono da estrada . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário