"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Duas rodas sim, mas de forma diferente - A "UNO"
A “Uno” e seu inventor, um jovem de 18 anos chamado Ben J. Poss Gulak, fizeram sucesso no recente “Moto Show” de Toronto, Canadá.
Ben cresceu frequentando a oficina que seu avó tinha no porão de casa. Apesar de não ter nenhuma educação formal em mecânica, Ben passou toda a infância e adolescência trabalhando em projetos de ferromodelismo, aeromodelismo, foguetes e outros hobbies.
A habilidade mecânica ele herdou do avô, que era engenheiro.
Ben ganhou um prêmio na Feira de Ciência do seu estado natal, Ontário, quando estava na primeira série do segundo grau.
Com o modelo de um carro movido por força magnética, ele venceu a Feira Regional, passou para a Feira Nacional e finalmente participou da equipe canadense na Feira Internacional de Ciências.
Um mês após a Feira Internacional, seu avô faleceu e ele herdou a oficina e todo o maquinário. Ben continuou a competir em vários eventos de ciências, cada vez com projetos mais complicados.
Em uma viagem à China em 2006, Ben teve a idéia de trabalhar em um projeto de transporte elétrico, preocupado com a agressão ao meio ambiente criada pelos motores de combustão interna.
“A poluição era tão forte,” diz Ben, “que eu nunca ví o sol.”
Ele notou que uma forma de transporte individual movido à eletricidade era desesperadamente necessária e imaginou que isto poderia ser feito na forma de uma motocicleta compacta ou uma bicicleta.
Os dois primeiros protótipos da “Uno” foram apresentados em Feiras Internacionais de Ciência.
Este modelo, que é o terceiro protótipo, foi mostrado na Feira de Toronto de 2008.
Depois de muitos projetos e complexos desenhos, ele começou o trabalho de construir o conjunto básico de tração e suspensão.
Não tendo acesso a um programa CAD, ele usou um programa livre da Google, chamado de Google SketchUp, que permite fazer desenhos em 3-D.
Ainda que tenha feito quase tudo sozinho, até então, Ben precisava da ajuda de um profissional em ciclística.
A solução veio de uma oficina de customização de motocicletas de Oakville, Ontário, cujo proprietário, John Cosentini, ficou entusiasmado com a idéia e ajudou Ben a terminar seu projeto.
A operação da “Uno” é muito simples. A máquina pesa 54,4 quilos e não há nenhuma chave, a não ser a de liga-desliga.
Para ir em frente, é só inclinar o corpo e levar a máquina a inclinar-se naquela direção. Para dar marcha-a-ré, é só fazer o contrário. Para os lado, é a mesma coisa. Quando maior a inclinação, maior a velocidade.
Um giroscópio, instalado na máquina, dá ao computador as informações necessárias para operar as duas rodas lado-a-lado, cada uma com seu próprio motor elétrico.
A reportagem completa está em http://www.motorcyclemojo.com/articles/the-uno/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário