domingo, 24 de fevereiro de 2008

Sábado Alemão em Pomerode


Fizemos um passeio de motocicleta a Pomerode, SC, que se auto-intitula "a cidade mais alemã do Brasil", e tem suas razões para isto.

Colonizada por imigrantes alemães, Pomerode conseguiu manter as tradições e o idioma alemão até hoje, quando a grande maioria da população usa o alemão como seu idioma do dia-a-dia. A cidade é muito bonita, com uma urbanização moderna e uma arquitetura européia, é um dos grandes destinos turísticos do estado. Estando a pouco mais de 80 km do litoral, onde vivo, é um lugar onde os Harleyros de Balneário Camboriú visitam com frequência. A idéia do passeio veio dos Harleyros de Blumenau, que queriam fazer um Sábado Alemão na cidade. 

Acontece que no mesmo sábado, Pomerode estava organizando seu 7o. Stammtisch. 

A conclusão lógica foi transferir o Sábado Alemão para lá.


Saímos da HD Point, em Balneário, por volta da 9 da manhã e nos encontramos com os colegas de Blumenau no Biergarten, uma praça muito bonita às margem do Rio Itajai-açu. De lá seguimos em comboio para Pomerode, onde chegamos por volta das 11 horas.

Mas o que é um Stammtisch? Para aqueles que não estão acostumados à expressão, na cultura da Alemanha e da Áustria o Stammtisch é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se reúnem para beber, comer e conversar. O termo Stammtisch é formado da junção das palavras do alemão Stamm (em português tronco) e Tisch, que significa mesa. Numa tradução literal, "mesa de tronco". O termo Stammtisch também é usado no sentido de uma mesa-redonda como plataforma de discussão. 

No Brasil o Stammtisch passou a ser considerado uma "celebração à amizade" e tornou-se um evento, entrando para o calendário de eventos da Santur (órgão oficial de turismo do estado de Santa Catarina) e da Secretaria de Turismo de Blumenau no ano de 2000. Logo depois, outras cidades também criaram seus eventos Stammtisch. 

O cardápio de cada grupo varia de acordo com a cultura, os costumes ou a predileção de seus integrantes, sendo mais comum o chope e a culinária alemã, com muita música e roupas tradicionais. Estava muito quente (o que é esperado na região, no verão), e o chope fluía à vontade, com muita comida também. Mas, por volta das 14 horas, resolvemos nos refrescar um pouco e fomos visitar a Torten Paradies, uma confeitaria alemã de Pomerode que tem umas instalações magníficas, umas tortas deliciosas e um café imperdível, além do ar condicionado, é claro. 

Voltamos para o litoral por volta das 16 horas, com direito a uma parada na casa dos meus amigos Zenaldo e Viviane Feuser, para lavar as motos e desfrutar um jantar de boas pizzas. 

Em resumo, um dia perfeito. Veja as fotos em : http://picasaweb.google.com/roquewj/SBadoAlemOEmPomerodeSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário