sábado, 5 de fevereiro de 2011

Barber Vintage Motorsports Museum

Considerado como tendo a melhor coleção de motocicletas do mundo, o Barber Vintage Motorsports Museum fica próximo a Birmingham, Alabama, EUA.


O acervo do museu teve origem na coleção particular de George Barber, famoso por ser o vencedor de 63 corridas com automóveis Porsche, nos anos 1960.


Um apaixonado por carros e motocicletas, George Barber notou que não havia um museu que refletisse a história do motociclismo a partir de uma visão global. Sua intenção era preservar a história do motociclismo nos Estados Unidos de uma forma mais internacional e colocar em exposição motocicletas que, até então, só podiam ser vistas em livros e revistas. Este foi o lema que deu origem à missão e ao desenvolvimento da coleção de George Barber.


Em 1994 a coleção particular de George Barber transformou-se no Museu, oficialmente inaugurado em Março de 1995, na zona sul de Birmingham. Como as instalações originais ficaram com espaço limitado, em Novembro de 2002 iniciou-se a construção do museu atual.


Em Setembro de 2003 o novo museu foi inaugurado, à leste de Birmingham (próximo da cidade de Leeds, Alabama), com espaço suficiente para acomodar as mais de 1200 motocicletas que fazem parte do seu acervo, das quais cerca de 600 estão em exposição permanente (há rodízio dos modelos expostos, a cada 2 meses). O modelo mais antigo da coleção é uma motocicleta fabricada em 1902. A coleção incorpora motocicletas de 20 países e 200 fabricantes, mostrando motocicletas antigas, até modelos dos dias atuais. O museu está instalado em um parque de 3 km², que inclui uma pista de corrida de padrão internacional, com 4 km de extensão.


Além das motocicletas, há uma coleção bastante significativa de automóveis, inclusive 43 Lotus de corrida, Ferraris, Porsches, etc.


O museu funciona de segunda a sábado das 10:00 às 17:00 e aos domingos do meio-dia às 17:00, fechando nos principais feriados nacionais. O acesso é pela Exit 140 da Interstate 20.


As coordenadas do Museu são: N33° 31’.983 W86° 36’.821

Nenhum comentário:

Postar um comentário