segunda-feira, 4 de abril de 2022

Du-Bro: defeito em pneu inflável

 


Quando estava montando meu Hangar 9 Valiant 30cc, decidi não usar as polainas nas rodas e optar por um pneu maior, do tipo usado nos aviões que operam nas tundras do Alaska.

Comprei, então, um para de rodas Big Wheel da Du-Bro, de 5 polegadas de diâmetro. Estas rodas são infláveis e permitem o ajuste correto que se deseja.

Eu uso produtos da Du-bro desde os anos 1980. Nunca tive nenhum problema.

Neste caso, entretanto, ocorreu um fato muito estranho. Estava no clube para um dia normal de vboo. Quando montava as asas do Valiant, notamos uma deformação em um dos pneus (roda direita).


Achei aquilo muito estranho. Esvaziei o pneu, mas a deformação continuou. Tornei a calibrar o pneu e fiz alguns voos, sem muita dificuldade na decolagem e no pouso. Mas não conseguiu entender o que tinha acontecido.

No dia seguinte, fomos voar outra vez. Estranhamente, depois do primeiro voo, o pneu da roda esquerda também se deformou.

Não voei mais o Valiant naquele dia e, chegando em casa, substitui as rodas.

Entrei em contato com a DU-BRO nos EUA, sobre o assunto. No início a reação do fabricante foi negativa, argumentando que eu tinha usado um compressor e o excesso de pressão poderia ter deformado os pneus. Como uso uma bomba de ar de bicicleta, rebati esta possibilidade. Depois de alguns e-mails trocados, a DU-BRO se ofereceu a me enviar outro par de pneus sem custo, o que aceitei.

Resolvi abrir um dos pneus, na área onde tinha ocorrido a deformação e veja o que constatei:



Por um defeito de fabricação, a parede do pneu ficou mais fina numa determinada área. Aí a pressão do ar provocou a deformação definitiva. Mandei as fotos para a DU-BRO que vai analisar o defeito com o seu pessoal de produção.

Nota da redação 1: isto aconteceu em janeiro de 2022. Os pneus novos foram postados nos EUA no dia 25 de janeiro e chegaram no aeroporto de Guarulhos no dia 10 de fevereiro. No dia 12/2 os pneus foram enviados para os Correios em Curitiba. No dia 18 de março (mais de um mês depois), recebi o aviso para pagar os famigerados R$15 de taxa de entrega. Paguei no mesmo dia. 

Até hoje, 3 de abril, os Correios ainda não fizeram a entrega. Mas não posso reclamar. Afinal, eles tem 40 dias úteis para fazer a entrega, depois do pagamento da taxa. E tem gente que é contra a privatização! 

Atualização: os pneus foram finalmente entregues pelos Correios no dia 8 de abril. Somente 73 dias!


Nota da redação 2: Parabéns à Du-Bro pelo excelente atendimento pós-venda.

Nota da redação 3: Alguns amigos relataram problemas com a válvula para calibrar a pressão dos pneus. A válvula é expulsa do pneu ou tende a entrar, ao calibrar. Meu amigo Dirceu Santos, aqui do Paraná, encontrou uma solução revestindo a válvula com uma fita isolante elástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário