CARF-Models 1/2 escala Bowers Fly Baby |
Tem sido construído em diversas versões, por construtores e
aviadores de todo o mundo, a partir de um conjunto de plantas originalmente vendidas por seu
projetista, Peter M. Bowers , famoso engenheiro aeronáutico e historiador da
Boeing.
Jim Katz, dos EUA, criou uma das mais bonitas e conhecidas
versões da aeronave. Muitos aeromodelos foram projetados e construídos baseados
no seu Fly Baby.
A maioria desses aeromodelos é construída em balsa e coberta
com filme termo- adesivo, tipo Monokote. Existem alguns disponíveis como ARF,
mas de qualidade questionável.
Outros, como o meu, são construídos individualmente a partir
de plantas disponíveis no mercado. A mais usada é a projetada em 1986 por Chuck
Cunningham (1929-2004), colunista, projetista e um dos donos da revista RC
Modeler. Meu Fly Baby foi construído em 1987 e voa até hoje.
Meu Fly Baby construído em 1987 e reformado em 2018 |
A CARF-Models tem uma excelente reputação no mercado, há
anos, e se propuseram a construir uma 'estrutura de madeira' totalmente composta.
Será que isto é possível? Asas imitando nervuras
e longarinas, cobertas com tecido, costuradas nas nervuras? Pintado nos moldes,
com superfície dura, resistente e limpa, fácil de manter como novo?
Parece que sim!
O Fly Baby da CARF-Models tem comprimento de 2,7 m (com o leme retirado fica com 2,45 m) e envergadura de 4,2 m (cada asa tem 1,96 m). O peso final fica entre 24 e 28 kg, dependendo do motor instalado.
A motorização recomendada é:
- Motor 2 tempos, boxer, 150 a 180cc
- Motor 4 tempos, boxer, 170 a 240cc
Cada componente - asas, fuselagem, estabilizador e deriva/leme - é fabricado com material composto. A área da cauda é extremamente leve e a estrutura do nariz é forte o suficiente para aguentar motores pesados e potentes, mantendo o balanceamento correto. Todas as peças têm estrutura de superfície de tecido em escala, com costura visível nas nervuras. Até o interior da fuselagem, na área do cockpit, imita uma estrutura de madeira.
As asas e os profundores são conectadas com tubos de carbono
auto-sustentáveis, não necessitando cabos para aguentar a carga alar. Os cabos
são apenas fios flexíveis para dar aparência de escala. A montagem e
desmontagem do aeromodelo é uma questão de minutos.
O trem de pouso é feito em carbono reforçado e com eixos de
aço inoxidável. Duas variantes de rodas de 60 mm (espuma e tubo de ar) estão
disponíveis e a bequilha é bem estruturada.
Para facilitar o transporte e a hangaragem, o Fly Baby permite a retirada das asas, estabilizadores e leme, diminuindo consideravelmente seu tamanho. A montagem e desmontagem são feitas em poucos minutos.
A CARF-Models oferece vários tipos de capotas para quase
todos tipos e marcas de motores, disponíveis no mercado. As capotas de motor
são montadas na fuselagem com 10 a 12 parafusos. A carenagem é dividida em duas
partes, como a original e pode ser removida facilmente, sem retirar hélice ou
silenciadores.
Toda a eletrônica do motor, bem como os servos do acelerador
e do afogador, tanque de combustível e bomba de combustível (se usada) ficam
dentro da cúpula do motor, facilitando a manutenção do conjunto propulsor.
A parte interna da fuselagem tem estrutura com imitação de
madeira, como a original, assento do piloto em madeira, painel de instrumentos
e manche.
Opcionalmente, é oferecido um piloto de corpo inteiro em escala 1/2, fabricado pela Tailored Pilots, do Reino Unido. Um cachecol longo e ondulado é obrigatório, evidentemente!
O Fly Baby é oferecido como kit ARF ou PNP com ou sem motor
instalado (2 e 4 cilindros, 2 e 4 tempos). O protótipo foi equipado com um
motor boxer Kolm 240cc de quatro cilindros.
O 2º avião, a primeira unidade de produção em série, terá um boxer VALACH 210cc de 2 cilindros. Com motores de 2 tempos de 150cc será necessário peso adicional na carenagem para compensar o CG.
No Brasil a CARF-Models é representada pela Jetmodel, localizada na Região Metropolitana de Curitiba.
Os kits estão disponíveis em duas versões de cores e o preço básico anunciado é de US$3.990,00.
Espetacular meu amigo e tutor no aeromodelismo.
ResponderExcluirEspaços com informação como essa deveriam ter mais divulgação.