sexta-feira, 1 de abril de 2022

CARF-Models Bowers Fly Baby 50% escala

 

CARF-Models 1/2 escala Bowers Fly Baby
O Bowers FlyBaby é um avião esportivo para ser construído em casa, desenvolvido em 1962.

Tem sido construído em diversas versões, por construtores e aviadores de todo o mundo, a partir de um conjunto de plantas originalmente vendidas por seu projetista, Peter M. Bowers , famoso engenheiro aeronáutico e historiador da Boeing.

Jim Katz, dos EUA, criou uma das mais bonitas e conhecidas versões da aeronave. Muitos aeromodelos foram projetados e construídos baseados no seu Fly Baby.

A maioria desses aeromodelos é construída em balsa e coberta com filme termo- adesivo, tipo Monokote. Existem alguns disponíveis como ARF, mas de qualidade questionável.

Outros, como o meu, são construídos individualmente a partir de plantas disponíveis no mercado. A mais usada é a projetada em 1986 por Chuck Cunningham (1929-2004), colunista, projetista e um dos donos da revista RC Modeler. Meu Fly Baby foi construído em 1987 e voa até hoje.

Meu Fly Baby construído em 1987 e reformado em 2018
Como a maioria dos aeromodelistas não estão, realmente, “construindo” mais hoje em dia, os kits ARF produzidos por empresas sérias são as melhores opções para ter um aeromodelo escala de boa qualidade.

A CARF-Models tem uma excelente reputação no mercado, há anos, e se propuseram a construir uma 'estrutura de madeira' totalmente composta. Será que isto é possível?  Asas imitando nervuras e longarinas, cobertas com tecido, costuradas nas nervuras? Pintado nos moldes, com superfície dura, resistente e limpa, fácil de manter como novo?

Parece que sim!

O Fly Baby da CARF-Models tem comprimento de 2,7 m (com o leme retirado fica com 2,45 m) e envergadura de 4,2 m (cada asa tem 1,96 m). O peso final fica entre 24 e 28 kg, dependendo do motor instalado.

A motorização recomendada é:

  • Motor 2 tempos, boxer, 150 a 180cc
  • Motor 4 tempos, boxer, 170 a 240cc


Cada componente - asas, fuselagem, estabilizador e deriva/leme - é fabricado com material composto. A área da cauda é extremamente leve e a estrutura do nariz é forte o suficiente para aguentar motores pesados ​​e potentes, mantendo o balanceamento correto. Todas as peças têm estrutura de superfície de tecido em escala, com costura visível nas nervuras. Até o interior da fuselagem, na área do cockpit, imita uma estrutura de madeira.


As asas e os profundores são conectadas com tubos de carbono auto-sustentáveis, não necessitando cabos para aguentar a carga alar. Os cabos são apenas fios flexíveis para dar aparência de escala. A montagem e desmontagem do aeromodelo é uma questão de minutos.

O trem de pouso é feito em carbono reforçado e com eixos de aço inoxidável. Duas variantes de rodas de 60 mm (espuma e tubo de ar) estão disponíveis e a bequilha é bem estruturada.



Para facilitar o transporte e a hangaragem, o Fly Baby permite a retirada das asas, estabilizadores e leme, diminuindo consideravelmente seu tamanho. A montagem e desmontagem são feitas em poucos minutos.


A parede de fogo também é removível, sem prejudicar a integridade da fuselagem:



O aeromodelo foi projetado para ser controlado com 5 servos de alto torque nas superfícies de comando (ailerons, profundores e leme), além de 2 servos padrão para o acelerador e afogador, com as posições já preparadas para instalação.

A CARF-Models oferece vários tipos de capotas para quase todos tipos e marcas de motores, disponíveis no mercado. As capotas de motor são montadas na fuselagem com 10 a 12 parafusos. A carenagem é dividida em duas partes, como a original e pode ser removida facilmente, sem retirar hélice ou silenciadores.

Toda a eletrônica do motor, bem como os servos do acelerador e do afogador, tanque de combustível e bomba de combustível (se usada) ficam dentro da cúpula do motor, facilitando a manutenção do conjunto propulsor.

A parte interna da fuselagem tem estrutura com imitação de madeira, como a original, assento do piloto em madeira, painel de instrumentos e manche.



Opcionalmente, é oferecido um piloto de corpo inteiro em escala 1/2, fabricado pela Tailored Pilots, do Reino Unido. Um cachecol longo e ondulado é obrigatório, evidentemente!

O Fly Baby é oferecido como kit ARF ou PNP com ou sem motor instalado (2 e 4 cilindros, 2 e 4 tempos). O protótipo foi equipado com um motor boxer  Kolm 240cc de quatro cilindros. O 2º avião, a primeira unidade de produção em série, terá um boxer VALACH 210cc de 2 cilindros. Com motores de 2 tempos de 150cc será necessário peso adicional na carenagem para compensar o CG.

No Brasil a CARF-Models é representada pela Jetmodel, localizada na Região Metropolitana de Curitiba.

Os kits estão disponíveis em duas versões de cores e o preço básico anunciado é de US$3.990,00.


Atualização em 1/5/2022:
O Bowers Fly Baby da CARF-Models recebeu o cabiçado prêmio "Pilots Choice Award" no TOP GUN 2022, realizado em Lakeland, FL, entre 27/4 e 1/5/2022.

O protótipo representado nesta postagem foi pilotado por Andreas Gietz, da Equipe CARF.


Um comentário:

  1. Espetacular meu amigo e tutor no aeromodelismo.
    Espaços com informação como essa deveriam ter mais divulgação.

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