terça-feira, 12 de abril de 2022

Desejo de consumo não realizado

 

O Chevrolet C-1416 Veraneio é um utilitário esportivo (SUV) produzido pela Chevrolet do Brasil de 1964 a 1994 e inspirado no Chevrolet Suburban produzido nos EUA.

Em 1965 ganhou câmbio com a 1ª marcha sincronizada .Em 1970, foi lançada a versão De Luxe trazendo um novo padrão de acabamento com apliques no painel imitando jacarandá, painéis de porta redesenhados, rádio, porta-malas acarpetado, faixas pintadas nas laterais, garras nos para-choques e calotas integrais. A lista de opcionais trazia bancos dianteiros reclináveis, pintura metálica e revestimento do teto em vinil.

Chevrolet C-1416 modelo 1969
Em 1976, passou a ser oferecido com o motor 2.5 de quatro cilindros do Opala e câmbio de quatro marchas com alavanca no assoalho .

A Veraneio recebeu sua última modificação visual em 1979, adotando um novo capô e grade de plástico moldado. Em 1981 passou a ser equipada com motor de 4,1 de seis cilindros do Opala.

Durante vários anos era o veículo dos meus sonhos, pelo enorme espaço de bagagem, permitindo o transporte de aeromodelos sem a necessidade de desmontagem. Mas o preço ere proibitivo para as minhas finanças.

Mais tarde meu objeto de desejo passou a ser a Chevrolet Caravan, pois a Veraneio havia se transformado em viatura policial/ambulância. Mas, também, não consegui ter uma. A Caravan foi produzida no Brasil de 1975 a 1992 e era baseada na Opel Rekord Wagon alemã.

Chevrolet Caravan 1979
Tendo aprendido a conduzir em um Land Rover 1954 e ter dirigido a Rural Willys do meu pai durante o final da adolescência, este tipo de veículo sempre foi o meu preferido.

Tive alguns nesta faixa de utilidade, começando com a Variant 1970.

Volkswagen Variant 1970
Tive também uma Ford Del Rey Scala Ghia 1984.


Em 1985 comprei um dos meus sonhos de consumo (tive vários, como todo mundo!): Ford F-1000 Cabine Dupla. A minha era produzida pela SR (Souza Ramos), de SP.

Na Copa Norte-Nordeste de Aeromodelismo, em Salvador
com meu filho Marcus.
Em 1989 troquei a F-1000 pela Chevrolet Bonanza, que havia sido lançada naquele ano. Com o velho motor 4.1 de seis cilindros do Opala e transmissão de quatro marchas, fazia 4,5 litros de gasolina por quilômetro rodado, na cidade ou na estrada! 

Chevrolet Bonanza 1989
Era muito confortável para viajar e tinha espaço para bagagem e aeromodelos. Ficou na família por 16 anos.

Durante os 10 anos que fiquei fora do Brasil, dirigi quatro Ford Explorer. A mais nova foi esta, modelo 2004 versão XLT com motor V-8:

Na foto minha querida nora Cláudia Roque
Tive também uma Pontiac Montana 2000 e uma Chrysler Town & Country 2004. Ambas as fotos na rampa da garagem da minha casa em Ocala, Flórida.



A Town & Country foi, sem dúvida, o melhor veículo que tive como aeromodelista. O espaço interno era tremendo.

Preparado para o evento Joe Nall de 2005: dois aviões 
e três adultos, nesta viagem.
No Joe Nall de 2005 com meus saudosos amigos
Herb Brokhof e Bob Gale.
Este tipo de veículo sempre foi o meu preferido. E continuo fiel ao estilo. Hoje uso uma Mitsubishi Outlander, que me atende muito bem pois acomoda todos os meus aeromodelos.

2 comentários:

  1. Um dos meus sonhos se voncretizou ontem! Quinta-Feira vou buscar e te mando foto!

    ResponderExcluir
  2. Realizei um dos meus sonhos ontem.Vou buscar Quinta-Feira e te mando foto.

    ResponderExcluir