Hangar 9 Valiant 30cc - 1a. Parte - instalação do motor
Normalmente quando monto um aeromodelo ARF eu sigo a sequência sugerida no Manual fornecido pelo fabricante.
Mas com o Valiant 30cc resolvi começar pela instalação do motor. Sem ter nenhum peso adicional colocado na fuselagem, instalar o motor e o cowling fica mais fácil. Ainda mais que o motor que vou instalar chegou antes dos demais componentes (servos, receptor e outros).
O Valiant 30cc foi introduzido no mercado em meados de 2014 e distribuído pela Horizon Hobby, que é proprietária da marca Hangar 9, entre outras.
Características do aeromodelo:
Tipo de perfil de asa: semi-simétrico
Motor recomendado: 2 tempos, 30 cc ou equivalente elétrico
Rádio: 6 canais e 8 servos
Comprimento: 1,99 m
Envergadura: 2,75 m em dois painéis, sem suporte
Peso estimado: entre 7,5 e 8 kg
Tendo assistido vários vídeos publicados no YouTube sobre a construção de Valiant e sendo um apreciador dos motores bi-cilindros, decidi usar um DLE 40 Twin.
DLE 40cc Twin cylinder
Diferente do que mostra a imagem, meu 40 Twin veio com carburador Walbro, velas NGK e dois adaptadores para conexão do comando do acelerador. Acho que a DLE finalmente se deu conta de que quase ninguém usa as velas que produzem. No meu caso eu uso velas Rcexl CM6 Iridium.
A parede de fogo do Valiant já vem preparada para o motor Evolution® 33GX de 33cc. Por sorte a furação do suporte é igual ao DLE (não por acaso!!) e não tive que refazer.
O motor DLE se encaixa perfeitamente
Tive que fazer um pequeno recorte na borda da parede de fogo, para acomodar o escapamento de motor.
Instalado o motor na posição correta, agora temos que fazer a colocação do capô, com as aberturas necessárias.
Ainda que o DLE 40cc Twin se encaixe bem neste avião, as velas e seus respectivos cachimbos de ignição ficam de fora. Portanto é necessário fazer as aberturas correspondentes.
Este é o processo que uso:
Primeiro posiciono uma lámina plástica transparente sobre o cabeçote do motor, usando os parafusos de fixação do cowling como referência. A seguir desenho o corte que necessito fazer.
Depois, coloco o cowling no lugar e transfiro este desenho para a estrutura do cowling.
Em seguida, com muito cuidado, inicio o corte da fibra utilizando uma micro retífica Dremel.
É importante que todos os orifícios do motor estejam tampados, para evitar que o pó do corte entre nos cilindros ou no carburador.
Em seguida, usando o mesmo processo, faço as aberturas para os tubos do escapamento e o acionador do afogador.
Muy bien explicada la guía para hacer los cortes del cowling, espero subas el vídeo del primer vuelo, gran abrazo querido amigo.
ResponderExcluir