domingo, 24 de julho de 2011

65


65 anos! Bom, cheguei lá. Agora sou, oficialmente, um Senior Citizen do mundo. Com direito a estacionamento reservado, desconto na entrada do cinema e um montão de outros benefícios em quase qualquer lugar do planeta.

Mas o melhor em chegar à esta idade é a experiência vivida. Tudo que passei e ocorreu na minha vida afloram na memória, neste momento. As ocasiões felizes (muitas) e as não tão boas (poucas, ainda bem!), o momentos cruciais que transformaram minha vida (entrada na Marinha em 1964 - nascimento do meu filho em 1968 - o primeiro comando em 1972), as responsabilidades, os desafios. As longas noites de estudo, os longos meses passados na mar, longe da família. A aposentadoria no final 2009 e a homenagem que me prestaram naquele momento.

Mas o mais importante, sem dúvida, foram as pessoas que passaram pela minha vida. A começar por meus pais e irmãos, as pessoas que amei e que amo e, mais importante até, aquelas que me amaram e me amam. Os amigos inseparáveis, que o tempo e o destino mantém fisicamente afastados mas bem próximos do coração. Os colegas e camaradas que compartilharam comigo os tempos difíceis no mar, com frio de 35 graus abaixo de zero no Atlântico Norte ou 50 graus de calor no Golfo Pérsico. Ou enfrentando o furacão Beulah no Golfo do México em 1967, os tufões no Oceano Índico e as tormentas do Atlantico Sul no inverno. E os longos e intermináveis dias de mar, sentindo uma saudade imensa das pessoas queridas.

Os muitos desafios profissionais e pessoais passam como um documentário de longa duração na minha mente. A primeira namorada, o primeiro carro, a primeira motocicleta, o primeiro dia na Marinha, a primeira viagem num navio de guerra, o primeiro apartamento,  a primeira hora de vôo, o primeiro dia como Oficial de Serviço com um navio e a vida de seus tripulantes sob minha direta responsabilidade por 4 longas horas. O primeiro comando. E o primeiro dia em que acordei e me dei conta que não tinha um escritório esperando por mim, nem pessoas para orientar, nem negócios para gerenciar e o que tinha a fazer era curtir minha vida com as pessoas que me são queridas.

Sim, podem crer: completar 65 anos é uma dádiva da vida.

Às centenas de amigos e amigas que postaram no Facebook, mandaram mensagens no celular, telefonaram, enviaram emails e vieram dar-me um abraço neste dia 23 de Julho, meu muito obrigado, do fundo do coração. Que Deus os abençoe e proteja. Ao meu filho, meus irmãos, meus netos, minha nora, minha sobrinha querida e demais familiares, obrigado por fazerem parte da minha vida.

À minha querida garupa e fiel escudeira, obrigado por me acompanhar nestes que, tenho certeza, são os melhores anos da minha vida. E que Deus permita que possamos curtir juntos milhares de quilometros na estrada do futuro.

Fotos aqui.

Um comentário:

  1. Simplesmente nao se tem o que comentar nesta maravilhosa data a você.Resumindo,que você continue sendo a pessoa que é,pois assim continuara a trilhar o caminho da felicidade e alegria de sua vida
    Parabens
    Familia Kdu

    ResponderExcluir