quarta-feira, 23 de março de 2011

Pilotando Na Sua Própria "Tocada"

Uma expressão que sempre se ouve entre os motociclistas que gostam da estrada é: “faça sua própria ‘tocada’”.
Tudo bem, se você estiver pilotando solo. Mas como fazer isto em grupo?
É claro que a dinâmica da pilotagem em grupo restringe a liberdade do piloto de fazer sua própria “tocada”. Se cada participante do grupo decidir por sua própria velocidade média ou faixa de trânsito ou, até, suas próprias paradas, isto não seria uma pilotagem em grupo, não é mesmo? Cada um estaria por sí mesmo e a única coisa em comum seria a data no calendário!
Agora, vamos supor que um grupo decidiu por um passeio ou viagem, com um destino e uma rota em comum. . . ainda assim teríamos um grupo desorganizado, inconsistente e um perigoso conjunto de estilos de pilotagem,  todos dividindo a mesma estrada no mesmo momento. Uns ultrapassando os outros de forma perigosa, pilotando lado-a-lado na rodovia, deixando grandes espaços entre as motocicletas e até fazendo algumas “manobras” mais radicais, na proximidade dos outros.
Via de regra, o grupo se fragmenta e deixa de ser um grupo logo após a primeira parada no pedágio. Este é o cenário que vemos na maioria dos passeios e viagens em grupo. Isto não quer dizer que este piloto, em especial, não tenha a habilidade necessária ou respeito pelos companheiros de estrada. Não, é só o caso de um piloto que não tem o conhecimento de pilotagem em grupo ou não quer se submeter às regras, desenvolvidas durante décadas, para que um número de motocicletas possa andar em grupo de maneira segura.
A maioria sabe perfeitamente as regras básicas de pilotagem em grupo: manter seu lugar no trem, manter a distancia correta da motocicleta na sua frente e cuidar do companheiro que vem atrás.
Um grupo pilotando de forma correta dá uma impressão de disciplina, coerência e responsabilidade, que gera o respeito dos demais usuários da rodovia. Com isto, todo o grupo é beneficiado com a segurança que isto representa.
Mas, quase sempre, temos aqueles que resolvem “seguir sua própria ‘tocada’”, mas insistem em viajar em grupo. Claro, todos sabemos que viajar em companhia de outros motociclistas é mais seguro. Entretanto, nem todos estão dispostos a seguir as regras inerentes à pilotagem em grupo. Assim, uma atividade voltada a aumentar a segurança de cada um, torna-se um perigo em potencial para todo o grupo.Um dos conceitos básicos das civilizações desenvolvidas culturalmente, é o bem estar da coletividade acima do bem estar de cada indivíduo. E este conceito se aplica totalmente quando se pilota em grupo.
Se você gosta de ir na sua “tocada”, mas quer usufruir o passeio ou a viagem com seus amigos, prefira uma forma alternativa: informe-se dos pontos de parada com o “Road Captain” e comunique-lhe que se encontrará com o grupo, lá. Assim, você “toca” como gosta, não desfigura o grupo e continua usufruindo a companhia dos seus amigos.
Pilote sempre com segurança.

Um comentário:

  1. Sempre que surge o assunto da viagem em grupo encontramos as mesmas opiniões e ainda assim a conscientização dos colegas que insistem em "seguir na sua tocada" não surge.

    O grupo deve seguir na velocidade do mais lento, mas, por uma questão de coerência, o mais lento deve se esforçar para manter a velocidade planejada para a viagem.

    Aqueles que acham complicado seguir na velocidade planejada devem formar uma grupo que possa ser mais homogenêo e possuindo o mesmo nível de habilidade e experiência seguirem em um ritmo que será mais seguro e prazeiroso para eles.

    Ninguém é obrigado a viajar em grupo, mas se decide fazer isso tem responsabilidades com o grupo e deve abrir mão de individualismo. Cansou, sinaliza e sai do grupo indo para o próximo ponto de encontro.

    Se tivermos essa consciência, a viagem é mais segura, mais prazeirosa e com muito mais possibilidades de ir e voltar sem incidentes ou acidentes.

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