quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Jaqueta para Motociclismo

Um jaqueta bem confeccionada aumenta sua capacidade de pilotar com segurança, pelos seguintes motivos:
  • Previne/reduz alguns tipos de lesões, no caso de acidente.
  • Fazendo com que você se sinta mais seguro e mais alerta na pilotagem, ao reduzir o desconforto, a fatiga e a desidratação.
  • Aumentando a visibilidade que os outros tem de você − cores brilhantes e contrastantes fazem você mais visível.

Muitas lesões corporais podem ser evitadas com o uso de uma jaqueta de boa qualidade. Mesmo uma pequena arranhada, no asfalto, pode ser muito dolorosa.

Jaqueta com cores claras
O couro e, mais recentemente, a cordura® são os materiais mais usados na confecção das jaquetas para motociclistas. Mas nenhum desses produtos – e outros oferecidos no mercado – automáticamente se qualificam como material de proteção.

Mas como reconhecer aqueles que poderão, eventualmente, protegê-lo no caso de um acidente?

A melhor maneira é procurar produtos que foram testados de acordo com padrões reconhecidos.

Jaqueta com contraste
Ainda que aqui, no Brasil, o Inmetro teste e certifique capacetes para motociclismo, as jaquetas são produzidas por empresas de renome, por outras nem tanto e pelas pequenas empresas espalhadas pelo nosso país, sem qualquer padronização ou exigência mínima, com relação ao material usado e a forma de confeccioná-las.

Nem mesmo os Estados Unidos, inventores do equipamento de proteção individual e seu uso, tem padrões definidos para jaquetas (ainda que o DOT – Department of Transportation – faça o papel do Inmetro nos capacetes).

A União Européia, entretanto, já tem um padrão estabelecido. Por exemplo, o material usado em vestimentas de proteção para o motociclismo tem que ter resistência à abrasão de 4 a 7 segundos, para poder ser usada nas áreas do corpo sujeitas a grande impacto, num caso de acidente.
Jaqueta com contraste e reflexiva

O couro de vaca com 1,4 mm de espessura, resiste 5,8 segundos de abrasão. Um tecido tipo jeans de 200 g/m², resistirá menos de um segundo; 0,6 segundos, para ser exato.

O teste de resistência tem que ser excutado e certificado por um orgão ou empresa qualificada. Se passar no teste, o fabricante recebe uma etiqueta CE (Conformite Europeen – Conformidade Européia), que indica sua qualidade.

Por outro lado, a proteção climática também é tão importante quanto a proteção contra a abrasão. O estresse causado pelo frio, calor ou desconforto causa fadiga, que resulta em distração e menos atenção na pilotagem.

Ficar com frio ou desconfortável causa fadiga, que pode provocar um acidente, por fazê-lo ficar menos atento e aumentar o seu tempo de reação.

Jaqueta de alta visibilidade

Insulação e resistência ao vento são importantes numa jaqueta para uso no inverno.

Roupa úmida ou molhada retira calor do corpo. A água conduz calor muito mais rápido do que o ar, porisso ficamos com mais frio quando estamos com roupas molhadas ou úmidas.

Alguns tecidos sintéticos tem mais capacidade de resistência à àgua, enquanto o couro não é tão apropriado para mantê-lo seco, porque absorve água.

O segredo, neste caso, é uma jaqueta que seja resistente à água, mas que permita que o líquido resultante da transpiração possa evaporar-se. Em outras palavras, um tecido que “respire”.

No caso do calor (e como está quente este verão . . .) partes da pele que não estão protegidas absorverão diretamente o calor recebido pelo sol, causando desidratação e queimaduras. Desidratação causa fadiga. Fadiga causa acidentes.

Jaqueta bem ventilada é o segredo para evitar o cansaço causado pelo calor. A ventilação permitirá o fluxo de ar através da jaqueta, evaporando o suor, permitindo que o corpo ajuste, naturalmente, sua temperatura.

Cores claras refletem calor. Cores escuras absorvem calor.

Igualmente importante é que a jaqueta – e toda a sua vestimenta – esteja confortável e permita movimentos livres. Se a jaqueta ou outra parte do vestimento (inclusive meias e botas) deixam marca no seu corpo, podem estar muito apertadas. Mas não se deve ir para o outro extremo, com roupas muito largas que fiquem se “batendo”, por causa do vento.

Jaqueta de alta resistência e boa ventilação

As jaquetas devem ter, também, proteção contra impacto. Segundo estudos realizados em acidentes de motocicleta nos Estados Unidos, 20% dos acidentes causam impacto nos ombros, tanto cortes como fraturas. Certifique-se que sua jaqueta tenha uma boa proteção para os ombros.

Por outro lado, as fraturas nos braços e ante-braços são menos frequentes, ocorrendo mais lesões na pele e cortes profundos. Aquí, tecido resistente à abrasão é o mais importante, numa jaqueta.

Os cotovelos e a coluna, por outro lado, estão sujeitos a fraturas, num acidente, e a jaqueta deve ter proteção nesta área.

Ainda segundo estes estudos conduzidos nos Estados Unidos, o pescoço, o peito e o abdomem raramente são afetados em um acidente motociclístico, com sómente 3% de ocorrências.

Jaquetas para motociclismo são essenciais para uma pilotagem segura. Normalmente as jaquetas de boa qualidade são mais caras. Mas não devem ser consideradas como despesa e, sim, investimento em sua segurança.

2 comentários:

  1. Que tal um artigo sobre "calçado apropriado" para o motociclista???

    ResponderExcluir
  2. Que tal um artigo sobre "calçado apropriado" para o motociclista?

    ResponderExcluir