Quando introduziu no mercado os modelos K 1300 GT e K 1300 S, em 2009, a BMW mostrou sua nova estratégia para obter uma participação mais expressiva no mercado americano de motos de cruzeiro. Não satisfeita com sua reputação por fabricar motocicletas caras e, de certa forma com aparência "estranha", a BMW procurou aumentar a atração causada por suas máquinas nos potenciais consumidores.
Fez algumas pequenas modificações, como tirar aqueles 3 botões para acionamento das luzes de direção (piscas), em alguns modelos.
E fez grandes mudanças, também, ao introduzir o modelo S 1000 RR, com preços muito competitivos (nos EUA), que teve grande aceitação e superou as expectativas de vendas da marca.
Tais ações deram resultados: a BMW ganhou participação no mercado e sua marca atingiu 12% das vendas nos Estados Unidos em 2010 (Harley-Davidson é a líder, com 46,7% do mercado americano - acima de 250 cc).
Agora, com o lançamento dos novos modelos K 1600 GT e K 1600 GTL, a BMW faz um barulhão nos segmentos de esporte-turismo e turismo de luxo. Motor, chassis e o quadro, em geral, tem a mesma similaridade entre a GT e a GTL, mas personalidades únicas. Com uma estrutura desportiva mais ergonômica, a K 1600 GT é perfeita para uso solo na categoria esporte-turismo. Mais confortável, melhores assentos e proteção contra o vento, tanque maior e um baú mais volumoso, a K 1600 GTL é ideal para viagens de longa distância, a dois. Os dois modelos, entretanto, compartilham muita potência e elevado nível de sofisticação e refinamento.
A parte central é, sem dúvida, o novo motor de 1.649 cc, seis cilindros em linha.
Segundo a BMW, o motor pesa 102 kg, mede somente 55 cm de largura e produz 160 HP, com um torque de 58,5 kgf no eixo. Em outras palavras: é o mais compacto e potente motor , de 6-cilindros para motocicletas, existente no mercado, hoje. O motor “boxer” da Honda GL 1800 Goldwing de 1.832 cc era o único 6-cilindros em produção, antes do lançamento da série K 1600. Um motor 6-cilindros em linha não era visto em uma motocicleta de produção desde os anos 1980.
O motor K 1600, que é só um pouco maior do que um motor de 4 cilindros, conseguiu esta proeza com cilindros de apenas 72 mm de diâmetro e espaçados meros 5 mm entre eles. A parte elétrica e o motor de arranque são colocados atrás do motor e acima da transmissão. O perfeito balanço dos seis cilindros dispensa a existência de contra-pesos, o que diminui o espaço do cárter e o peso total final. Com materiais e componentes em ligas leves, espaço e peso são reduzidos. Como nos modelos anteriores da linha K, os cilindros do 1600 são alinhados num ângulo de 55 graus para frente, baixando ainda mais o centro de gravidade.
Os modelos da série K 1600 vem equipados com sistema BMS-X de gerenciamento de combustível, bomba de gasolina de pressão variável e acelerador eletrônico. O tanque de combustível tem capacidade para 23,8 litros no modelo GT e 26,5 litros no modelo GTL.
Além do acelerador eletrônico, o sistema permite ao piloto ajustar a aceleração de acordo com seu perfil, oferece piloto-automático eletrônico e o Controle Dinâmico de Tração opcional, que usa um sensor giroscópico para verificar o ângulo de inclinação da motocicleta e o giro nas rodas.
Um botão na manopla da direita permite ajustagem do perfil de pilotagem entre “Dinâmico” (para pilotagem esportiva), “Estrada” (para pilotagem de cruzeiro) e “Chuva” para condições de estrada molhada e escorregadia. O perfil de pilotagem controla a potência do motor, a resposta à aceleração e o nível do Controle Dinâmico de Tração.
No projeto da série K 1600, a BMW preocupou-se em manter o centro de gravidade baixo e o centro de massa concentrado, para permitir uma pilotagem tranquila. O quadro, construído em liga de alumínio, e os sistemas de suspensão Duolever na frente e Paralever à ré, juntamente com a transmissão cardã, garantem uma pilotagem macia.
O Ajuste Eletrônico da Suspensão, opcional, permite ajustar a suspensão das K 1600 em nove posições. A motocicleta vem equipada com 3 discos de freio, sistema ABS e pneus Metzeler Roadtec Z8.
No equipamento padrão estão incluídos faróis Xenon, Multi-Controlador, computador de bordo, sensor eletrônico do nível de óleo, manoplas e bancos aquecidos, piloto automático e parabrisa ajustável eletronicamente.
Inicialmente lançado com a R 1200 RT, o Multi-Controlador tem um disco giratório instalado entre a manopla esquerda e o suporte da embreagem, que permite navegar e selecionar as opções do menú de informações, possibilitando um painel reduzido e com menos botões.
O painel vem equipado com uma tela colorida de 14 cm, instalada entre o tacômetro e o velocímetro analógicos. O parabrisa, mais alto e largo na GTL permite uma gama expressiva de ajustagens; quando a ignição é desligada, o parabrisa retorna à sua posição mais baixa, para permitir acesso irrestrito ao sistema de navegação BMW Navigation IV GPS.
O parabrisa do modelo GT é mais baixo e estreito e tem um corte na parte superior, em forma de U aberto, para facilitar a visão.
Os dois modelos vem equipados com alforges de 33 litros de capacidade e o GTL tem um baú adicional com capacidade de 49 litros e encosto para o garupa. Todos são trancados por um sistema central eletronico.
Os dois modelos são oferecidos no mercado americano a preços competitivos, variando entre US$20.900 para a K 1600 GT básica e US$25.845 para o modelo K 1600 GTL, com todos os opcionais. Um forte concorrente para a Honda GL 1800 Gold Wing.
Agora façam seus cálculos, compare com os preços daqui e confirme o quanto você paga para sustentar o caríssimo e incompetente governo do nosso país.
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