sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Curitiba: Agentes de trânsito multam um em cada três motoristas que fiscalizam


Um em cada três motoristas abordados em blitze dentro de Curitiba em 2018 foram multados. E das 4.133 multas aplicadas no período, 75% (3.099) foram por irregularidades gravíssimas, rendendo ao condutor multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), o delito mais comum registrado nas ruas da capital durante todo o ano passado foi dirigir carro sem licenciamento - que é gravíssimo. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é o documento que, na prática, diz se o veículo tem ou não autorização para circular. Os Agentes de Trânsito ou Guardas Municipal  conseguem checar pelo sistema online se o veículo tem restrições para transitar.

Completam a lista das violações de trânsito mais comuns na capital dirigir sem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou estar com a CNH vencida, todas de natureza gravíssima.


Além dos mais de 3 mil delitos gravíssimos, agentes da Setran e da Guarda Municipal - que em 2018 passaram a ter o direito de multar condutores em desacordo - aplicaram ainda 476 multas de infração média e 227 de infração leve.

Com o início do uso dos testes de bafômetro nas ruas da capital, foram feitos 538 exames ao longo do ano, sendo que 68 indicaram que o condutor tinha ingerido bebida alcoólica. Em três abordagens os condutores se recusaram a fazer o exame. Nessas situações, o procedimento é o mesmo para os casos que indicaram a presença do álcool no sangue: encaminhamento para a Delegacia de Delitos de Trânsito.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário