quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Harley-Davidson faz recall de 251.000 motocicletas


Por exigência das autoridades de segurança do transporte dos Estados Unidos, a Harley-Davidson está fazendo um recall de mais de 251.000 motocicletas, no mundo inteiro, por risco de falhas nos freios.

Documentação divulgada pela Administração Nacional para Segurança em Rodovias dos EUA (U.S. National Highway Traffic Safety Administration - NHTSA), indica que o recall inclui mais de 30 modelos de motocicletas Harley-Davidson, fabricadas entre 2008 e 2011. Segundo nota da HDMC, pode haver entupimento na tubulação dos freios, se o fluído não tiver sido trocado a cada dois anos como recomendado no Manual do Proprietário.

Sem a troca, o fluído pode ser contaminado pela umidade e provocar corrosão na válvula de acionamento do sistema ABS, que deixa de funcionar.

O documento indica que “apesar de ter havido falha por parte dos proprietários das motocicletas em atender a recomendação da HDMC e trocar o fluído a cada 2 anos, a falha iminente do sistema de freios, sem qualquer aviso, é um problema que precisa ser evitado.”

As investigações da NHTSA começaram em julho de 2016, depois que a Agência recebeu 43 reclamações de usuários das motocicletas envolvidas, incluindo 3 relatórios de acidentes com 2 pessoas feridas.

Os documentos indicam que a Harley-Davidson pretendia fazer uma campanha de manutenção ao invés do recall, mas a NHTSA não aceitou.

A Motor Company disse em nota à imprensa ter cooperando com a NHTSA na investigação e análise do problema,  até sua conclusão em janeiro de 2018.

Este recall cobre cerca de 175.000 motocicletas nos EUA e 75.000 vendidas internacionalmente. Segundo a Harley-Davidson  o custo do recall será de US$24,9 milhões.

Os concessionários H-D dos Estados Unidos começarão a atender as motocicletas afetadas a partir de 12 de fevereiro de 2018. O serviço consiste em limpeza na tubulação e substituição do fluído de freio.

Não há indicação, ainda, do início do recall no Brasil.

Veja a lista das motocicletas afetadas, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário