quarta-feira, 4 de abril de 2012

William S. Harley


Ele é o menos conhecido dos quatro fundadores da Harley-Davidson, apesar de seu nome ser usado para identificar a marca. Afinal, ninguém fala que tem uma Davidson; fala-se que tem uma Harley!

William Sylvester Harley nasceu em Milwaukee em 1880 e fundou a Harley-Davidson Motor Company com os irmãos Davidson em 1903. Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade do Wisconsin e foi o Engenheiro Chefe da Harley-Davidson até sua morte.

William A. Davidson, Walter Davidson, Arthur Davidson e William S. Harley
Bill Harley começou cedo, aos 15 anos de idade, como mecânico de bicicletas. Com 22 anos fundou a HDMC, de onde se afastou temporariamente para completar o curso de engenharia, que ele considerava fundamental para desenvolver a jovem empresa. Sua visão de futuro, onde a motocicleta seria uma parte importante na vida dos americanos, foi a alavanca que proporcionou a empresa a crescer e transformar-se na lenda que completará 115 anos em 2018.

William S. Harley
Bill Harley, como era chamado, projetou todas as motocicletas Harley-Davidson, desde a primeira em 1903, até sua morte em 1943, época em que toda a produção era destinada exclusivamente para as Forças Armadas aliadas, na Segunda Guerra Mundial. Foi de sua prancheta que saiu, também, a fábrica da HD em Milwaukee, Wisconsin, um ícone do motociclismo mundial.

Respeitado e admirado por todos, Bill Harley foi um líder na indústria motociclistica e um gênio mecânico, cujo cérebro produziu as melhores motocicletas que o mundo conheceu na primeira metade do século 20.

2 comentários:

  1. pra mim ele e o maior engenheiro e o maior criador de motocicleta do mundo ate hoje ele estava afrete do seu tempo esse era o cara o brigado William Sylvester Harley

    ResponderExcluir
  2. Bacana , sou uma admirador desde menino , possuo 2 Harleys , eu gostaria de saber a altura dele , pois gostaria de fazer um display dele com o Artur em tamanho natural ...

    ResponderExcluir