sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Excesso de Confiança

Reproduzo, aquí, o relato da harleyra americana Diana Green, que tem ensinamentos muito importantes para pilotos novatos e experientes.

Como uma caloura em motociclismo, eu sempre fui muito cautelosa em não superestimar minhas habilidades. Também fui cautelosa em manter a mesma filosofia em mente, quando comprei minha primeira Harley. Com um centro de gravidade bem baixo, a Harley-Davidson Super Glide oferece uma estabilidade que faz com que seja muito fácil esquecer que eu tinha sómente 3 anos de estrada, e não 3 décadas. Minha confiança aumentou rápidamente e minhas habilidades melhoraram ao mesmo tempo. Eu rodei 16.000 km no primeiro ano com minha nova Harley e meus amigos diziam que eu já era um piloto completo. Foi até sugerido que eu fizesse o treinamento para Road Captain.

Minha primeira reação foi dizer que eu não me sentia preparada – eu não tinha a experiência que isto necessitava. Eu havia pilotado numa rodovia movimentada sómente uma vez, nunca havia feito uma viagem longa e nunca havia enfrentado sérios desafios na estrada. Assim, fiz meus planos para o verão e consegui quase tudo que tinha planejado, para aumentar minha habilidade na pilotagem.

Em meados de Agosto, as aulas estavam para começar e vários professores vieram para uma semana de treinamento. Eu ia para a escola na minha Harley, todos os dias. Em um deles, minha reunião terminou mais cedo e eu tinha um intervalo longo para almoço, assim resolví montar em minha motocicleta e dar uma volta pelas estradas secundárias e comer um sanduíche num lugar que eu havia ouvido falar.


Não estando muita familiarizada com o caminho, perdi a saída para a lanchonete que procurava. Assim, tive que seguir para o próximo cruzamento e fazer uma volta rápida . . . ops, um pouco rápido demais! A roda da frente saiu da pista e entrou na grama, o guidão virou abruptamente e eu deixei a motocicleta fazer o que queria. Eu sabia que não podia domar uma Harley de mais de 300 kg! Por sorte, um jovem que vinha dirigindo pela estrada naquele momento, parou e me ajudou a colocar a moto em pé. E foi suficientemente discreto para regressar para seu carro e seguir sua viagem, sem muitas perguntas.


Aí, a motocicleta não dava partida. Bem, parece que eu tinha mesmo feito uma besteira grande. Não sómente eu deixei minha auto-confiança ultrapassar minhas habilidades mas, agora, estava parada no meio de lugar nenhum, sem ferramentas, com as pedaleiras desalinhadas, um retrovisor solto e a Harley não queira “pegar” (por sorte, nada estava realmente quebrado). Honestamente não sei o que fiz, mas fiquei virando a chave para um lado e para outro, até que o sinal de erro no display sumiu e conseguí dar partida no motor.


Chega de passeio. Chega de lanche. Eu voltei vagarosamente para a escola, com o “rabo entre as pernas”, meu ego arrasado e me culpando por ter sido tão relaxada. Eu sempre fui tão cuidadosa enquanto pilotava, mantendo minha atenção permanentemente no que fazia. Que completa idiota!


Coincidentemente, naquela mesma semana, o presidente do nosso HOG veio falar comigo, para convidar-me oficialmente para o treinamento de Road Captain.

Aí ele disse algo que me fez pensar se ele tinha mais sabedoria do que aparentava. Ele falou, "você é um piloto muito bom, mas não vá além de suas habilidades. Excesso de confiança levará qualquer um a cometer erros, não importa quão experiente seja."

Eu respondí, "pode deixar, eu sei muito bem disso…”


Acho que todos nós já passamos por situações muito parecidas ao ocorrido com a Diana Green.


Eu, com certeza, já passei!


Quando alguém tem excesso de confiança, alguma coisa acontece e pega você de surpresa.” Neil Armstrong, astronauta americano e primeiro homem a pisar na superfície lunar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário