sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ultrapassagem com Segurança - Estrada de Mão-Dupla

Ultrapassar em estradas de mão-dupla requer cuidados adicionais. Aqui vão algumas dicas e um vídeo, que podem ajudá-lo a fazer ultrapassagens com mais segurança. Estágio 1 – Seguindo o tráfego No primeiro estágio ou estágio onde você está seguindo o tráfego, sua tarefa consiste em observar e determinar se a estrada e as condições de tráfego são boas para permitir uma ultrapassagem com segurança. Observe:
  • O motorista do veículo a ser ultrapassada tomou conhecimento de sua intenção?
  • O formato da estrada apresenta algum perigo? Estrada sinuosa com curvas muito fechadas?
  • Algum veículo atrás de você também se prepara para uma ultrapassagem?
  • Há uma distância adequada para ultrapassar e retornar à sua pista?

Sua segurança vai depender da correta interpretação do que você vê. Em caso de dúvida, não tente a ultrapassagem!

Estágio 2 – Preparando-se para ultrapassar.

A posição de ultrapassagem minimiza a distância que você tem que percorrer para ultrapassar o outro veículo. Portanto, neste estágio você estará mais próximo do veículo a ser ultrapassado.

Mais próximo, contudo, quer dizer que seu tempo de reação aos movimentos que o veículo à sua frente faça, é menor. Assim, assegure-se que não exista nenhum obstáculo na pista, que provoque uma frenagem brusca do veículo a se ser ultrapassado.

Informação

Procure por detritos ou imperfeições na pista e, se não houver, coloque-se na posição de ultrapassagem. Evite os pontos cegos e certifique-se que tanto o veículo à sua frente ou o que vem atrás de você, sabem de sua intenção de ultrapassar (sempre acione a luz correspondente) .

Posição

  • Coloque-se na posição de ultrapassagem. Este é o ponto mais perto do veículo, à sua frente, que você pode estar, com ampla visão da estrada à frente e com segurança.
  • Olhe para os dois lados do veículo à sua frente e através dos parabrisas, se for possível.
  • Nunca se coloque nos pontos cegos de qualquer veículo que queira ultrapassar. Certifique-se que o condutor do veículo esteja vendo-o.
  • Concientize-se que quanto mais perto você se colocar junto ao veículo à sua frente, mais o condutor desse veículo vai se sentir “intimidado” com sua aproximação. Não provoque reações machistas.
  • Quando maior for o veículo à sua frente, mais afastado você terá que posicionar-se.

Velocidade

Ajuste sua velocidade à do veículo a ser ultrapassado.

Marcha

Selecione a marcha que lhe dê uma melhor resposta à aceleração, considerando que esta marcha é a que será usada na ultrapassagem.

Como a posição de ultrapassagem é mais próxima ao veículo a ser ultrapassado do que a posição de seguir o tráfego, observe cuidadosamente qualquer defeito ou imperfeição na pista. Se houver, diminua a velocidade e retorne à posição anterior (seguindo o tráfego).

Estágio 3 – Ultrapassando

A partir de posição de ultrapassagem continue observando a situação até identificar uma oportunidade segura de ultrapassagem.

Informação Identifique:

  • Um trecho seguro da estrada, na qual possa fazer a ultrapassagem com segurança.
  • Um espaço onde você possa retornar após a ultrapassagem.
  • A velocidade dos veículos que se aproximam.
  • A velocidade relativa de sua motocicleta e do veículo a ser ultrapassado.
  • O que está ocorrendo atrás de você. Cuidado com outro veículo que queira ultrapassar ao mesmo tempo.
  • Qualquer condições da estrada ou do terreno (elevações, vegetação ou ondulações), que possam esconder um veículo que esteja se aproximando em direção oposta.

Posição Tendo feito as verificações necessárias e decidido que é seguro ultrapassar, mova-se para a pista contrária, sinalizando bem sua intenção. Geralmente, neste ponto, ainda não há aceleração.

Nesta nova posição, confira se há comprimento de pista suficiente e não há nenhum veículo ou obstáculo que impeça a ultrapassagem com segurança.

Velocidade Ultrapasse se a situação é clara e segura, ajustando sua velocidade se necessário. Enquanto estiver na pista contrária, estará na zona de perigo potencial, portanto procure mover-se o mais rápido possível.

Marcha Antes de ultrapassar certifique-se que está usando a marcha de melhor torque para a manobra. Algumas vezes pode ser necessário mudar de marcha durante a ultrapassagem, mas, se puder, isto deve ser evitado.

Aceleração Ajuste sua velocidade para completar a ultrapassagem e entrar no espaço seguro que você identificou anteriormente. Quando possível, use a aceleração para ajustar sua velocidade, mas, se necessário, use os freios.

O vídeo abaixo foi filmado na Inglaterra e, portanto, os sentidos de direção estão invertidos. Mas os conceitos básicos são os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário