terça-feira, 23 de março de 2010

GPS e Vírus

Muitos de nós usamos cartões de memória no nosso GPS. Tanto para armazenar músicas em MP3, como para aqueles mapas que não cabem na memória interna do aparelho. O que às vezes ocorre é que nos esquecemos que o GPS é um computador, igual ao seu laptop ou PC. E pode ser atacado por vírus ou qualquer outro programa ilegal. 

 Portanto, é fundamental que passe um anti-vírus confiável no cartão de memória, sempre que o tiver usado num computador que não seja o seu. 

 Recentemente fui apresentado a um Harleyro que estava com problemas com seu GPS Garmin Zumo 550. O aparelho não funcionava direito, apresentando uma série de problemas que impedia o seu uso. O cartão de memória ( um SD Card de 1 GB) estava infectado por um vírus e por um trojan (cavalo-de-tróia). O vírus havia destruído o registro do GPS, não permitindo que se tivesse acesso aos mapas, dificultando até o acesso aos arquivos internos, via computador. 

 O colega Harleyro já pensava até em abandoná-lo e partir para a compra de um novo. 

O primeiro passo foi escanear tanto o GPS como o cartão SD com um anti-vírus. Eu uso o Kaspesky Anti-Virus 2010, que imediatamente identificou os dois programas ilegais, que estavam infectando o cartão SD e o GPS. Depois de limpá-los, passamos para a tentativa de recuperar o GPS, sem a necessidade de mandá-lo para uma custosa viagem de manutenção na Garmin. 

 A dificuldade maior foi conseguir driblar o vírus e ter acesso ao diretório interno. Com o registro danificado, a tarefa parecia impossível. Primeiro, tentei o óbvio: um “hard reset”, que no caso do Zumo 550 é feito apertando, com o dedo, a parte inferior direita da tela e depois premindo o botão para ligar o aparelho. O sistema pergunta se realmente você quer fazer isto, pois todos os dados inseridos por você (pontos de interesse, etc.) serão perdidos. 

Mesmo com isto, não foi possível acessar o diretório do GPS. Daí partimos para a alta tecnologia, que é o velho e conhecido método de tentativas, pois não há nenhuma instrução no manual ou no site da Garmin que nos ajude. Neste caso específico, conseguí enganar o vírus conectando o GPS ao computador, apagando-o com o botão de força (o único do lado direito do GPS), mantendo-o premido por uns 30 segundos. 

Daí, ao soltá-lo, “voilá”! Estávamos conectados. 

 Apaguei o diretório existente e o substituí pela cópia de segurança do meu próprio Zumo 550 (falamos sobre isto, depois). Daí tive que ter todo o trabalho de reconstruir os diretórios, inclusive com o código de desbloqueio que é obtido quando você conecta o GPS ao site da Garmin, pela primeira vez, para registrá-lo. Mas o registro que foi gravado tinha o número de código do meu próprio Zumo 550, portanto os mapas não funcionavam. 

Para driblar este problema, simulei uma venda do aparelho para mim, apagando seu registro original e inserindo o meu próprio. Com isto já tínhamos os mapas brasileiros funcionando (depois, é claro, devolví o registro do GPS ao legítimo dono). Mas o mapa original que vem gravado nêle de fábrica (City Navigator North America), ficou bloqueado. 

Depois de usar todos os caminhos possíveis para fazer o desbloqueio, o jeito foi compartir o problema com a assistência técnica da Garmin, nos Estados Unidos. Começamos, então, uma longa troca de mensagens, via internet, que durou quase 3 dias. O pessoal da Garmin não tinha tido experiencia com este vírus (vírus HEUR:Exploit.Script.Generic) e não sabiam como reparar os danos causados por êle. 

A primeira reação foi pedir que eu enviasse o GPS para a Garmin, mas diante da minha insistência na tentativa de reparo local, resolveram ajudar-me. 

Sem entrar no detalhe das várias tentativas feitas, a solução só foi possível apagando-se o registro original do GPS no sistema Garmin e o envio para mim (e posterior gravação no registro do GPS) de um novo e atualizado mapa City Navigator North America.

O arquivo do mapa e dos respectivos registros é bem grande, cerca 1.3 GB, e levou cerca de 5 horas para baixar, mesmo com uma conexão de 1 MB. Com os registros restaurados, mapas e POIs carregados, partimos para a “prova de mar”. Instalado no meu carro, fizemos um pequeno giro pela cidade e verificamos que tudo funcionava perfeitamente. 

Feito uma cópia de segurança, informamos ao nosso novo amigo que seu GPS estava como novo. Ah, já ia esquecendo este assunto. 

É muito importante fazer uma cópia de segurança do seu GPS, assim como você deve fazê-lo dos dados no seu computador. Em outra postagem vou mostrar como isto é feito. É simples, mas há alguns cuidados a tomar.

7 comentários:

  1. tenho um GPS GARMIN MAP 78s E PEGOU VIRUS COMO EU FAÇO PARA LIMPA-LO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conecte seu GPS ao seu computador e use o anti-virus para limpar os arquivos. Veja como eu fiz, nesta postagem. Se você não conseguir, terá que enviá-lo à Garmin ou a um técnico de confiança para resolver o problema.

      Excluir
  2. tenho um gps foston 700dt o meu cartão esta cheio de visrus como faço para limpar tudo ??

    ResponderExcluir
  3. Conecte seu GPS ao seu computador e use o anti-virus para limpar os arquivos. Veja como eu fiz, nesta postagem.

    ResponderExcluir
  4. Sem querer apaguei os dados do meu GPS MAP 78s, tem como recuperar os dados?? Lembrando que não utilizo cartão de memoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível, mas exige acesso a arquivos só disponíveis para o pessoal técnica da Garmin. Sugiro entrar em contato com o Suporte Técnico.

      Excluir