domingo, 13 de abril de 2008

Preços das Motocicletas Harley-Davidson

Para surpresa de muita gente, o Grupo Izzo, que detém a exclusividade de vendas de motocicletas HD no Brasil, anunciou um aumento nos preços da motocicletas Harley-Davidson. É surpreendente, por que a cotação do dólar está muito baixa, não houve aumento significativo nos preços das motocicletas nos Estados Unidos, não houve aumento no frete marítimo nem nos impostos aplicáveis. Bem, comecei a procurar um motivo para a elevação dos preços e acho que encontrei a explicação. No primeiro trimestre de 2007, foram vendidas 433 motocicletas H-D novas, no Brasil. Nos três primeiros meses de 2008, as vendas atingiram 1424 unidades novas vendidas. Um simples incremento de 328%. Na maioria dos países desenvolvidos, quando um produto aumenta suas vendas, a tendência é manter os preços e aumentar a participação no mercado. Em muitos casos, o preço inclusive diminui, resultado dos ganhos de produção. No nosso país, estamos sempre na contra-mão. O governo federal quer aumentar os impostos, apesar da Receita Federal bater recordes e recordes de arrecadação. E as empresas brasileiras aumentam o preço, ao invés de otimizar a produção e incentivar o consumo de sua marca. Acho que é uma decisão equivocada do Grupo Izzo. Afinal, apesar do aumento significativo de suas vendas, a marca Harley-Davidson tem sómente 0,3% do mercado brasileiro de motocicletas, tranquilamente dominado pela Honda, com um quase monopólio de 80,2 % E a H-D está, exatamente, "comendo o almoço da Honda", na categoria de motocicletas "custom". No ano de 2007, a H-D vendeu 2.388 unidades (todos os modelos) e a Honda vendeu 2.316 Shadow 750. Práticamente um empate técnico. No primeiro trimestre de 2008, a Honda vendeu 868 Shadow 750. Ou apenas 60% das vendas da Harley-Davidson. Aumentando os preços, o Grupo Izzo está fazendo um favor à Honda. Pois, afinal, grande parte das vendas são destinadas a motociclistas que compram sua Harley pela primeira vez. Aumentar os preços não vai ajudar, na minha opinião.

6 comentários:

  1. Wilson, começe a pensar na possibilidade de a Harley NÃO querer aumentar sua participação no mercado por uma série de motivos... Primeiramente, falta de estrutura para atendimento aos clientes, em seguida temos a banalização/popularização da marca (Coisa que a HD mundial não está nem um pouco afim e a maioria dos proprietários antigos da marca, já que isso nos tras problemas como roubo e mercado negro), depois se você acompanhar o mercado motociclístico vemos que as motos da HD não têm concorrentes direto pelos preços. Ou seja, uma concorrente da Electra por exemplo seria a BMW LT e Honda GoldWing, que estão na casa dos R$100 mil... Outro fator a ser observado, é que nos EUA os preços das motos também subiram!! Um abraço, Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    obrigado por seus comentários.
    Wilson

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, concordo com você! Quando lia o post, pensava exatamente nisso.
    Não sei como é o serviço nas lojas da HD nos outros estados, mas no Rio de Janeiro é sofrível!! Faltam peças, demora para conserto em garantia, preços absurdos, etc...
    Total descaso com o cliente, apesar do nível ser sempre alto, por se tratar de um bem supérfluo e caro.
    Perto do serviço prestado nas lojas dos EUA, é uma palhaçada!!
    Parece que estão nos fazendo algum favor quando nos atendem.
    Faço tudo através de uma loja da HD nos EUA. Sou muito bem atendido, sabem quem eu sou, me dão dicas de mecânica pelo telefone, tudo na maior boa vontade!
    E as peças, mesmo que pague imposto no Brasil, ainda chegam com um preço inferior à metade do que pagaria aqui. Fora que chegam muito mais rápido, e o catálogo é completo.
    Quanto à não popularização da marca no Brasil, o grupo Izzo pouco se importa. Querem vender motos, e não peças, acessórios e roupas.
    Mas acho que realmente corremos risco dos roubos aumentarem e de uma presença de um mercado negro.
    mas, fora isso, somos apaixonados pela marca e pelo que ela representa. A sensação é única, e vamos torcer para que isso não se perca no mundo corporativo deles.
    Abraços,
    Marcelo Perroni.

    ResponderExcluir
  4. Ola amantes de moto!! Marcelo, Rodrigo, wilson olha só..vivo nos USA e tenho uma HD heritage. Alguns fatos para vcs.
    a HD está sim em popularizar a marca no Brasil..isso é uma decisão da matriz..os preços da HD aqui nos USA cairam 5%..e se vc for comprar vc ainda consegue disconto que pode chegar a 10%..ou seja uma fat boy pode sair por USD 15.000. O que atrapalha no Brasil é a alem ganancia nata do empresariado em querer ganhar muito em pouco ( empresario brasileiro é esperto!!) olha só esses numeros:
    Consideremos uma fatboy de USD17.000...se eu resolver levar para o Brasil..considerando I.I, IPI, ICMS,PIS, PASEP tenho que pagar R$ 52.115,00....é meus amigos..até queremos melhorar..mas não nos deixam,

    ResponderExcluir
  5. Gostei do comentário do Anônimo que mora nos EUA, ele tem plena razão quando se refere à voracidade do empresáriado brasileiro ( empresario brasileiro é esperto!!). Eu costumo entrar no site da HD nos EUA e verifica-se a diferença brutal de valores com os comercializados por aqui. Se ampliarmos este caso para outros como a telefonia celular, verificamos que continuamos sendo submetidos à condição de colônia onde temos que trabalhar duro para poder ter objetos com tecnologia ultrapassada.
    Somos colônia ainda e não queremos saber!!!!
    Convido para que entrem no site da HD nos EUA e verifiquem valores ... é de dar raiva!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do comentário do Anônimo que mora nos EUA, ele tem plena razão quando se refere à voracidade do empresáriado brasileiro ( empresario brasileiro é esperto!!). Eu costumo entrar no site da HD nos EUA e verifica-se a diferença brutal de valores com os comercializados por aqui. Se ampliarmos este caso para outros como a telefonia celular, verificamos que continuamos sendo submetidos à condição de colônia onde temos que trabalhar duro para poder ter objetos com tecnologia ultrapassada.
    Somos colônia ainda e não queremos saber!!!!
    Convido para que entrem no site da HD nos EUA e verifiquem valores ... é de dar raiva!!!

    ResponderExcluir